Imersão Enem: Mais de 200 estudantes da Rede Estadual participam de preparatório da Seduc na 21ª edição do Salipi

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) preparou uma programação especial para a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que está acontecendo no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí. Entre os dias 14 e 18 de agosto, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação assistem às aulas de revisão preparatória para as provas do Enem e do Saeb, com o projeto “Imersão Enem”.

Criado pela Fundação Quixote, em parceria com a Seduc, o projeto Imersão Enem foi pensado para que os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão focados no Enem e no Saeb, não percam aulas durante a visita ao Salipi. Além da oportunidade de participar das revisões, os estudantes podem visitar a Feira e participar de outras atividades do evento. “A 21ª edição do Salipi começou e a Secretaria de Educação está com uma programação especial com estande, com a Imersão para o Enem, que é uma agenda especial para os nossos estudantes da Rede Estadual, onde eles participarão de grandes revisões preparatórias para o Enem em um auditório, nos 5 dias do evento. Além disso, os alunos também participarão de visitas, receberão cheques-livros da Seduc para conseguir fazer a aquisição de obras literárias e de outras áreas também, além de poder visitar o estande da Seduc, com todas as estratégias, as grandes propostas e projetos da Secretaria da Educação”, explica a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.

A estudante Maria Luiza Braz, aluna da 3ª série do Ensino Médio, está participando do Imersão Enem e conta que a iniciativa dá oportunidade a todos os alunos que estão se preparando para fazer o Enem e o Saeb neste ano. “É extremamente importante essa preparação para o Enem e para o Saeb. Espaços assim dão a possibilidade para que os alunos possam ingressar nas universidades e se destacarem em todas as avaliações externas. Acredito que é necessário ter esse olhar direcionado aos alunos que são da Rede Pública, que é o olhar direcionado da Imersão do Pré-Enem da Seduc”, elogia a estudante do Liceu Piauiense.

ESTANDE "ACELERA SEDUC": 

Paralelamente às revisões da Imersão Enem, a Seduc organizou um estande com uma programação especial para que o público presente no Salipi possa conhecer os principais projetos de leitura produzidos nas escolas da Rede Estadual de Educação.

 As escolas apresentarão ao público os principais projetos de leitura e práticas pedagógicas, com a participação de alunos, professores e gestores, entre os dias 14 e 18 de agosto, nos turnos manhã e tarde. Dentre as apresentações, estarão peças teatrais, poesias, desenhos, fotos, músicas, exposição de obras literárias e demais projetos.

 O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de incentivar a leitura dos estudantes. “É com a leitura que os estudantes conseguem melhor raciocínio lógico, melhoram sua escrita, sua fala e a sua própria identidade como cidadãos. É por isso que na nossa gestão as ações de incentivo e estímulo à leitura serão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Além dos cheques-livros e do Imersão Enem, iremos levar algumas ações de leitura desenvolvidas nas escolas de Tempo Integral para apresentação à sociedade para que todos conheçam o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas, pelos nossos professores e estudantes", comentou Bandeira.