Seduc e Estônia HUB alinham produção de conteúdo para o curso de Governança Digital

Ciente de que a transformação digital na gestão pública é uma das pautas prioritárias do Governo do Piauí, o Secretário da Educação Washington Bandeira recebeu o representante da Estônia HUB Raphael Fassoni no gabinete na tarde desta quarta-feira (12). A Estônia HUB, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, está formulando a matriz de um curso de Governo Eletrônico ou e-gov.

O curso será composto de 10 módulos e tem como público-alvo os servidores públicos estaduais e municipais. A previsão é que a matriz seja de 40 horas aula. Segundo Raphael Fassoni, o curso terá início no final de agosto e já possui aproximadamente 700 inscritos. “Isso mostra o interesse do Governo do Estado e dos gestores na pauta da transformação digital. A Seduc é um dos pilares na realização desse curso, uma vez que a educação é fundamental nesse processo, sem falar nos projetos que a pasta está desenvolvendo”, comenta.

A reunião serviu para tratar da participação da Secretaria da Educação, que irá contribuir na produção do material didático e do conteúdo que vai compor os módulos relacionados aos serviços educacionais da gestão pública. O e-gov consiste no uso das tecnologias da informação — além do conhecimento nos processos internos de governo — e na entrega dos produtos e serviços do Estado tanto aos cidadãos como à indústria, e no uso de ferramentas eletrônicas e tecnologia da informação para aproximar governo e cidadãos.

Em abril deste ano, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, visitou a Estônia para conhecer as estratégias que tornaram a educação pública do país a melhor do Ocidente. Baseado no modelo estoniano, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023, a plataforma “Gov.Pi Cidadão” vai facilitar o acesso dos cidadãos piauienses aos serviços públicos prestados pelos órgãos do Governo, garantindo mais agilidade, segurança, qualidade e economia de recursos públicos.

De acordo com o Secretário da Educação, Washington Bandeira, uma das principais frentes que será beneficiada com a plataforma é a Educação. “Esse é mais um passo importante para a Transformação Digital no Piauí. A solução tecnológica segue o modelo da Estônia, país mais digital do mundo. Na Educação, serão ofertados serviços como matrícula, dados de frequência, notas e histórico dos alunos, lotação de professores, cursos, consultas e avisos sobre regularidade do transporte escolar, dentre outros”, detalha o secretário.