Secretário Washington Bandeira visita Coordenação do Serviço de Escolarização Hospitalar no Hospital São Marcos

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, esteve na manhã desta quarta-feira (12) acompanhando o trabalho de escolarização hospitalar, desenvolvido no Hospital São Marcos, localizado no bairro centro, em Teresina. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem firmada a parceria com Associação Piauiense de Combate ao Câncer (APCC) com a Assinatura do Termo de Cooperação para execução do projeto dentro do hospital.

A sala pedagógica no Hospital São Marcos foi criada ainda em 2019 e tem como objetivo garantir o atendimento pedagógico às crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado.

A visita teve o acompanhamento dos diretores Gustavo Almeida (Presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer); Dr. Marcelo Martins (Diretor Técnico); Dr. Edilson Carvalho (Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa); Drª. Aline Pessoa (Diretora Operacional); Neylane Raquel (Coordenadora do CENP); e Lennara Siqueira (Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem).

O secretário Washington Bandeira visitou os espaços de sala de aula, conversou com os professores e destacou como os atendimentos pedagógicos permitem estimular o aspecto da socialização e criar um ambiente similar ao escolar. “São 10 professores e a Coordenadora Ivoneide ministrando, no Hospital São Marcos e no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), aulas personalizadas para as crianças e jovens em tratamento oncológico, para que não haja nenhum comprometimento do seu processo educacional. Vamos fortalecer esse serviço com mais professores, mais ações de formação e extensão do atendimento aos familiares através da oferta de EJA. Além disso, pudemos conversar com os Diretores do HSM sobre possíveis parcerias na área do Ensino Técnico. Educação para todos e todas, esse é o nosso lema”, ressaltou.

No desenvolvimento pedagógico, os alunos, de 4 a 17 anos, são estimulados à escrita, desenho, produção de livros infantis e criação de poemas, bem como a interação com outras crianças. Os professores realizam o trabalho de nivelamento, avaliação diagnóstica e a execução dos conteúdos relacionados às áreas de ciências Humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e artes.

A professora da classe hospitalar, Eleneide Bezerra, leciona as aulas de ciências naturais e comentou os benefícios do projeto de escolarizam no tratamento das crianças.  "Atendemos a educação infantil, ensino fundamental e médio com atividades que proporcionam a interação entre os estudantes e a respostas às atividades é excelente. Os alunos chegam a cobrar o ensino da matemática, a arte, a língua portuguesa e os estudantes pedem para que haja este conteúdo que é repassado de forma transversal. As famílias participam e estão presentes durante todo o processo educativo das crianças estimulando este aprendizado, relatou a professora durante o encontro.

Para o trabalho pedagógico no ambiente escolar, o Hospital São Marcos mediou formações centrada na área da saúde para os professores. A formação foi idealizada no entendimento assistencial médico de modo que os professores aprenderam o funcionamento das situações realística de intercorrência hospitalar.