Estudantes piauienses se destacam na Olimpíada de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes

Incentivar a participação e fortalecer a preparação dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino nas diversas olimpíadas do conhecimento é uma das linhas de atuação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). Nesta terça-feira, dia 11 de julho, foi divulgado o resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os resultados foram animadores: 243 estudantes piauienses da Rede Estadual foram medalhistas nas duas competições.

As competições têm como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, física, foguetes e ciências afins, para promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Na OBA, os estudantes piauienses conquistaram 67 medalhas de ouro, 73 medalhas de prata e 52 medalhas de bronze. Já na MOBFOG, foram 27 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata e 17 medalhas de bronze.

Alcançando medalha de ouro na MOBFOG, o estudante da 3ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, Maycon Natannael Moraes, já contabiliza 2 premiações por sua participação na olimpíada. “Participo há dois anos da olimpíada. Para minha preparação, tenho contado com oficinas de foguetes com o professor orientador da escola e revisões de conteúdos de astronomia e astronáutica. Minha expectativa para as próximas edições é conseguir resultados positivos nas olimpíadas e bater novos recordes”, declara o adolescente.

O estudante Murilo de Sousa foi um dos 31 estudantes do Ceti José Narciso da Rocha Filho, localizado no município de Piripiri, que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na OBA e MOBFOG. “Nós fomos instruídos pelo nosso professor de Física, com aulas práticas e oficinas, que foram de suma importância para o nosso desempenho na olimpíada. Esperamos continuar trazendo destaque para a nossa escola e também para o nosso estado nas próximas edições”, revela o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Murilo de Sousa.

A Coordenação de Olimpíadas da Seduc tem realizado um trabalho de divulgação e apoio das olimpíadas nas escolas públicas, com o objetivo de despertar a cultura olímpica nos estudantes. Como fruto do trabalho, várias medalhas têm sido alcançadas, nos últimos anos, nas diversas olimpíadas realizadas.

A Superintendente de Educação Básica da Seduc, Viviane Faria, comenta que recebeu a notícia com muito entusiasmo, uma vez que são competições que mobilizam alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas. “São resultados que enchem de orgulho a todos os piauienses, que culturalmente valorizam e se dedicam aos estudos, e sempre se destacam nas olimpíadas nacionais. Parabéns a todos e todas as medalhista e parabéns aos professores e professoras pelo preparo e acompanhamento dos estudantes”, congratulou a Superintendente.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que os resultados obtidos são fruto do empenho e do protagonismo estudantil, além do incentivo dos professores e equipes pedagógicas. “As olimpíadas têm o poder de fortalecer a aprendizagem e a disciplina na rotina de estudos dos nossos jovens. Entendemos que o modelo pedagógico das escolas vai além da jornada das disciplinas básicas. E nossa missão na Seduc é ampliar as oportunidades de preparação para que nossos estudantes possam conquistar o que quiserem”, comenta o gestor.