Secretário Washington Bandeira discute conectividade nas escolas em reunião com o MEC

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou, nesta segunda-feira (10), de uma reunião on-line realizada pelo Ministério da Educação para discutir a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e técnicos também participaram do encontro.

O foco da estratégia é a universalização da conectividade para fins pedagógicos, garantindo conexão de todas as escolas públicas brasileiras com a melhor tecnologia disponível e velocidade adequada para a realização de atividades.

De acordo com informações da SEB, mais de 40 mil escolas públicas do país, em sua maioria municipais, ainda não tem acesso à Internet. Em alguns casos, também falta energia elétrica.

Um dos desafios do MEC, para a secretária Kátia, é conhecer melhor a situação das escolas nessa área, dificuldade que até mesmo alguns técnicos dos estados revelaram ter.

Entre as ações e iniciativas do MEC para além da conectividade, está a formação de professores e gestores e a implementação do novo anexo à BNCC de computação na educação básica.

Ainda em sua fala, a secretária destacou o papel de liderança dos estados para garantir a efetivação dessas políticas. "Precisamos que os estados assumam o protagonismo e apoiem os municípios com planos estratégicos."

Washington Bandeira participou da reunião como representante do Consed (Conselho Nacional dos Secretários da Educação), na condição de vice-presidente, além da diretora institucional, Nilce Costa.

Com informações ASCOM/Consed