Estudantes de Marcolândia vivenciam aula prática de Informática

Os alunos do curso técnico concomitante com o Ensino Médio em Informática, da Unidade Escolar Cosma Ramos de Sousa, localizada em Marcolândia, a 380 Km de Teresina, vivenciaram uma aula prática nesta quinta-feira (16), que serviu também para modernizar a escola. Os estudantes, sob orientação do professor Edivan de Moura Gonçalves, realizaram a instalação e desinstalação de computadores da escola. 


Durante a aula prática, os alunos da 2ª série do curso participaram da demonstração de instalação e configuração de computadores e impressoras, incluindo instalação de drives, configuração de redes LAN e Wifi.


“Nós aproveitamos para trabalhar com os alunos do curso de Informática alguns assuntos que são abordados em aula, como a instalação, a configuração de rede, instalação de drive, entre outros. Aproveitamos os equipamentos que já estavam sendo utilizados e colocamos na sala de professores, com os estudantes vendo os dois processos, a montagem e a desmontagem do equipamento. Os alunos aprenderam a instalar impressoras, configurações de redes, instalação do Microsoft Office e ativação, deixando o computador corporativo”, relata o professor Edivan Gonçalves.


Atualmente, estão matriculados em todo o estado do Piauí, em diversas modalidades dos cursos profissionalizantes, cerca de 33 mil estudantes, com a abertura de mais 19 mil vagas para 2023, um aumento de 60% na oferta. Os cursos técnicos possuem uma carga horária com duração de 01 ano e meio a 02 anos.

O diretor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Arnaldo Brito, observa que a meta é a ampliação das ações em educação profissional em 2023. “A meta do governador Rafael Fonteles é ampliar o acesso à rede. Para isso, há todo um trabalho que a instituição já faz ao longo do tempo. Esse não é um trabalho feito somente hoje. Educação não se faz a curto prazo”, diz o diretor.