Governo Federal aumenta recursos da alimentação escolar


O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), anunciou o reajuste no valor repassado aos estados e municípios para a alimentação escolar nas escolas públicas brasileiras. Com os novos valores, o Piauí será beneficiado com o valor de R$ 122.321.137,20.


O reajuste proporciona um aumento médio nos valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que supera os 36%. Todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, serão contemplados com aumento de recursos. O estado do Piauí conseguiu um aumento superior a 40%, quando comparado com os recursos previstos para 2022. “O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, anunciou o aumento dos valores repassados para a alimentação escolar, que estavam há seis anos sem correção. Essa é uma ótima notícia. Os valores do Pnae contemplam todas as etapas e modalidades da educação básica e o Piauí receberá um aumento de 43,3% no repasse. É hora de avançar”, comemorou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira em suas redes sociais.


O Pnae é um programa que contribui para a inserção de gêneros alimentícios de qualidade produzidos pela agricultura familiar, promove a segurança alimentar e nutricional de milhares de estudantes da rede pública de ensino e reduz a evasão escolar.


Para os ensinos Médio e Fundamental, que representam mais de 70% dos alunos atendidos pelo Programa, o reajuste será de 39%. Para os estudantes da pré-escola e escolas indígenas e quilombolas, o aumento alcança o patamar de 35%. Para as demais etapas e modalidades, a correção será de 28%.