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Regime de colaboração com municípios para alfabetização na idade certa é destaque na Jornada Pedagógica da Undime
Nesta segunda-feira (30), o secretário da Educação, Washington Bandeira, participou da Jornada Pedagógica da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) 2023, que aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento teve como objetivo proporcionar uma formação aos dirigentes municipais de educação e suas equipes, para que o desempenho das suas funções contribua decisivamente para a melhoria da Educação Pública.
Durante o encontro, o secretário
destacou mais uma vez a importância do regime de colaboração, de fortalecer
essa política para que o Piauí tenha, em breve, um Sistema Estadual de Educação
e o tema se torne uma política de estado e não de governo, como acontece no
Brasil. Ele afirmou ainda que uma educação eficiente precisa ser estruturada na
primeira infância. “A meta é que os estudantes piauienses tenham direito a uma
trajetória acadêmica que oportunize uma educação de maior qualidade e equidade
em todas as etapas do ensino. Para isso, é essencial que se façam regimes de
colaboração com a Alfabetização na Idade Certa, além de investir ainda mais no transporte
escolar, dentre outras ações. E precisamos ainda ter uma gestão baseada em
dados, evidências, metas e resultados”, enfatizou Washington Bandeira.
A Jornada também contou com a
presença da vice-presidente da Undime-PI e dirigente municipal de educação de
Francinópolis, Eliane Moraes, do presidente da APPM e prefeito do município de
Caridade do Piauí, Toninho de Caridade; a promotora de Justiça e coordenadora
do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC),
Flávia Gomes; a gerente da Unidade de Educação e Soluções do Sebrae, Érica
Lopes; a coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa, Gabriela
Oliveira e demais dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas.
A presidente da Undime-PI e dirigente
municipal de educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, espera que o
evento impacte nas políticas públicas de educação dos municípios piauienses. “Temos
que fortalecer essas ações de empoderamento, de autonomia, o Projeto de Vida e
protagonismo. Vamos formar cidadãos autônomos. É isso que nós, dirigentes
municipais, precisamos construir nos nossos municípios. Vamos acreditar e dar
as mãos para fortalecer a nossa entidade, para que nós possamos juntos buscar
melhores caminhos e alternativas para construirmos políticas com resultados
positivos no nosso município, buscando sempre a educação de qualidade com mais
equidade”, declarou.
Dentre as temáticas abordadas no encontro estão as estimativas do Fundeb 2023, a implementação da gestão democrática nas redes municipais; o fortalecimento dos sistemas de ensino e autonomia das redes; o regime de colaboração e ações para alfabetizar na idade certa; educação empreendedora e gestão de resultados, bem como a realização de oficinas sobre avaliações externas com foco na Educação Inclusiva, Alfabetização na Idade Certa, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).
“É muito importante essa parceria
da APPM com a Undime, que possamos produzir bons frutos. Os atores principais
estão aqui para tratar de uma educação de resultados. Sabemos das dificuldades
que os municípios enfrentam para investir em educação e é muito prazeroso saber
que tem uma equipe que possa tratar da educação com responsabilidade e que traz
resultados. Então a APPM está aqui para dialogar, dar apoio, dar sugestões para
que possamos juntos construir políticas e resultados na educação”, pontuou o
presidente da APPM e prefeito do município de Caridade do Piauí, Toninho de
Caridade.
O momento contou ainda com uma
palestra sobre “Eixos Norteadores para a Formação de Gestores e Professores”,
ministrada pelo professor Renato Casagrande.
Segundo a promotora de Justiça, Flávia
Cordeiro, a intenção do Ministério Público é caminhar junto com a Undime para
que a educação aconteça. “A equipe da Undime não mede esforços para
possibilitar esses momentos de formação e de aprendizagem. Para sermos bons
educadores, precisamos primeiro aprender, nos educar, nos colocar nessa posição
de educandos também. A educação muda a realidade das pessoas e ela acontece de
forma processual”, reforçou.