Emocionados, estudantes da rede estadual comemoram formatura em cursos técnicos

O Teatro 4 de Setembro foi palco de uma grande comemoração, na noite desta quarta-feira (18), de estudantes e familiares dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) James Azevedo. O motivo da alegria é a concretização de um sonho, concluir o ensino técnico-profissionalizante em Agente Comunitário de Saúde e Enfermagem, deixando esses alunos aptos a ingressar no mercado de trabalho. 

Conceição de Maria Nunes, 52 anos de idade, concludente do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, relata como foi sua trajetória até chegar a esse momento. Uma história de superação.


“É um filme que está passando na minha cabeça nesse momento. É uma grande alegria, não tenho palavras para expressar. Voltei à sala de aula depois de 33 anos por incentivo dos meus filhos, que diziam: - A gente vê que a senhora é muito apaixonada pela escola, então volte! - E hoje eu estou aqui concluindo um curso em uma área (saúde) pela qual sempre tive uma paixão, pois desde jovem sonhava em estudar Medicina”, afirma a estudante. 

Conhecida pelos colegas de turma como “Ceiça”, a nova agente de saúde afirma que sempre incentiva a todos para não desistirem da sala de aula, inclusive seu filho, que também cursa o mesmo curso técnico.

“Eu ainda tenho muito mais para andar e dar continuidade à minha vida, porque está só começando para mim e por incentivo de toda a família também. Inclusive, o meu  marido está aqui, que foi um dos que me ajudaram também muito. O meu filho me perguntou lá atrás para que eu ia voltar a estudar. Isso me entristeceu, mas falei para ele que todos já tinham crescido e agora seria minha vez. Hoje ele estuda o mesmo curso, um sempre incentivando o outro”, conclui Conceição de Maria, que faz planos de passar em um concurso público em breve. 


Emocionados também estavam os pais da jovem Gilmara Torres, formanda do curso técnico em Enfermagem. “Para mim é uma gratificação muito grande, é um orgulho ter minha filha se formando hoje, eu só tenho a agradecer a Deus por tudo, por minha filha ser essa pessoa maravilhosa, que me dá esse presente hoje, dia do meu aniversário. Acho que não existiria um presente melhor do que uma coisa dessa. Então, eu estou muito grato mesmo e muito feliz por ela. Sempre incentivamos ela, até porque eu não tive essa oportunidade. Sempre sonhei para os meus filhos e com ela estou realizando. Então, eu estou sempre apoiando, sempre do lado dela, dando uma forcinha, para que ela consiga realizar os seus sonhos”, revela Gilvan Torres, pai da aluna.

O capitão Antônio Carmos, diretor do CEEP James Azevedo, diz que a solenidade de formatura é uma “vitrine” da importância da conquista para os estudantes e serve para atrair novas matrículas. “Hoje é um momento de festa, de muita alegria, após uma caminhada árdua, mas de muito compromisso da escola com uma responsabilidade social. Estamos entregando à sociedade teresinense esses formandos hoje nos cursos de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde. Então, é uma alegria muito grande para a escola e um sentimento de dever cumprido por mais essa de muitas turmas formadas e com apoio incondicional da Secretária de Educação, na oferta de uma educação pública de qualidade, sempre primando pelo zelo e o cuidado com o crescimento de profissional de cada um deles”, observa o diretor.

Seduc amplia oferta de educação profissional em 2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou a certificação de 39 estudantes, dos dois cursos, durante a solenidade desta quarta-feira, no Teatro 4 de Setembro, de um total de 67 que concluíram os cursos nas duas turmas do CEEP James Azevedo, escola localizada na zona Norte de Teresina. Atualmente, estão matriculados em todo o estado do Piauí, em diversas modalidades dos cursos profissionalizantes, cerca de 33 mil estudantes, com a abertura de mais 19 mil vagas para 2023, um aumento de 60% na oferta. Os cursos técnicos possuem uma carga horária com duração de 01 ano e meio a 02 anos.

O diretor das Gerências Regionais, Tarcísio Pires, revela que a Seduc, por meio do Governo do Estado, está oportunizando aos estudantes condições de conquistarem cursos técnicos para a inserção no mercado de trabalho. “Percebemos no rosto de cada um a satisfação. O Governo do Estado e a Seduc têm dado essa contribuição extraordinária, de forma que nós temos cumprido o nosso papel enquanto pessoas preocupadas com a educação, com a nossa juventude e também com nossos adultos, pois aqui encontramos pessoas mais maduras e que tem objetivos bem concretos, ao enxergarem que a educação abre portas”, relata.

O diretor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Arnaldo Brito, representou o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira. Ele enfatiza que para ele, que também é professor, esse é o momento que é a cereja do bolo. É ver o fruto de todo o trabalho que foi feito, um trabalho duro, mas um trabalho com qualidade, com eficiência que a Seduc já faz a longo prazo. 

“A nossa ideia é que agora no ano de 2023 a gente consiga ter uma ampliação das nossas ações. Nós estamos conseguindo mais espaço para nossos técnicos estagiários e isso vai motivando cada vez mais os estudantes. A meta do governador Rafael Fonteles é ampliar o acesso à rede e conseguir um grande número de matrículas. Para isso, há todo um trabalho que a instituição já faz ao longo do tempo. Esse não é um trabalho feito somente hoje. Educação não se faz a curto prazo”, complementa o diretor da UEJA. 

Segundo ele, a Educação de Jovens e Adultos contempla desde a alfabetização ao Ensino Médio Técnico, possibilitando ao cidadão sua inserção na sociedade. “É um público específico, mas é um público que precisa ser acolhido. Lá na UEJA nós temos desde a alfabetização, conseguimos chegar à pessoas sem esse conhecimento que é essencial para o ser humano, alfabetizar, conseguirmos inserir ele no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, trazendo uma perspectiva de trabalho diferente. Então, você muda não só a questão educacional, mas a questão social e qualidade de vida”, finaliza Arnaldo Brito.

Fotos: João Pio