Em Brasília, Rafael Fonteles e Washington Bandeira buscam fortalecer parcerias com o Ministério da Educação

Com o objetivo de estreitar os laços da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Ministério da Educação (MEC) e trabalhar nas metas destacadas no Plano de Governo, o secretário da Educação, Washington Bandeira, acompanhou o governador Rafael Fonteles, nesta quarta-feira (18), em Brasília, em busca de parcerias.
Os gestores se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretária-executiva do ministério, Izolda Cela. Em seguida, Washington Bandeira acompanhou o governador na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), principal órgão de execução de políticas educacionais, onde foram recebidos pela presidente Fernanda Pacobahyba. O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, também acompanhou a reunião.
Durante a audiência, foram tratadas as metas e prioridades para a Educação do Piauí, como a ampliação do modelo de Tempo Integral, por meio da execução dos recursos que a Seduc tem em saldo e novos recursos para projeto de expansão e universalização, bem como a aplicação da estrutura de conectividade e tecnologia no âmbito escolar. Ao lado de Rafael Fonteles, o secretário da Educação também buscou apoio junto à coordenação do MEC no regime de colaboração com os entes federados (estados e municípios) para a alfabetização e aprendizagem na idade certa e para expansão do ensino profissional e técnico, sobretudo na área de Tecnologia da Informação, além da retomada do PRONATEC.
“Seguimos intensificando o trabalho e focando em prioridades e estratégias importantes, como a ampliação do Ensino de Tempo Integral e Profissional/Técnico, ações que fortaleçam a alfabetização e aprendizagem na idade certa, em colaboração com os municípios, expansão da conectividade nas escolas e formação continuada dos professores, com foco sempre na melhoria da qualidade educacional para nossos alunos”, explicou o secretário Washington Bandeira.
Nas reuniões realizadas em Brasília, foram destacadas também as principais prioridades da gestão do MEC, que são os reajustes do valor da merenda escolar, das bolsas do CNPQ/CAPES e o planejamento do Enem. Todas as ações debatidas com o MEC fazem parte do Plano de Governo de Rafael Fonteles.
“Estamos trabalhando por uma integração ainda mais eficiente do Ministério da Educação com o Governo do Piauí, em ações que vão ampliar e fortalecer a nossa educação de tempo integral e alfabetização na idade certa, em cooperação com os municípios, e também a educação profissional. Estou muito feliz com os resultados desses encontros, que trarão bons resultados para o nosso Estado”, afirmou o governador.