Gerência Regional em Picos faz busca ativa para matrícula de estudantes

As Gerências Regionais de Educação (GREs) seguem intensificando as ações de busca ativa escolar para o ano letivo de 2023 na rede estadual de educação do Piauí. A equipe da 9ª GRE, que tem sede no município de Picos, realizou visitas ao centro comercial do município, nos dias 13, 14 e 17 de janeiro, em busca de estudantes.

Munidos de entusiasmo, a equipe comandada pela gerente regional, Ramira Torres, percorreu na sexta-feira (13) a tradicional feira livre de Picos, localizada no centro da cidade, onde concentra um número elevado de feirantes e barracas pelas ruas, alertando para o período de matrículas e escolas com vagas disponíveis.

Recorrendo ao uso de carros de som, a equipe esteve a postos distribuindo os informativos aos que transitavam pela feira, como uma das estratégias para alcançar um público diverso.

No segundo momento, sábado (14), houve a busca focalizando o segmento de comércio local. A equipe da gerência esteve visitando comércios varejistas, supermercados, lojas de roupas e outros espaços para alertar sobre as datas da matrícula para o público específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O resultado da ação promovida pela GRE teve efeito positivo, segundo a gerente, Ramira Torres. “Juntos, gerência e escolas, diversificamos as estratégias de divulgação para atrair o público apto para a oferta de ensino. A ação teve efeito positivo, pois a partir destas ações concentradas, os diretores das nossas escolas relataram o aumento de pessoas buscando mais informações e convertendo em efetivação de novas matrículas na rede”, relatou a gerente.

As vagas estão disponíveis para matrículas em escolas com a oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio regular; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Outra estratégia adotada pela 9ª regional de educação acontece no meio digital. A arte digital informava as 14 (quatorze) unidades de ensino da rede estadual que possuem vagas disponíveis nos municípios jurisdicionados à 9ª GRE.

“As redes sociais hoje permitem o maior alcance de pessoas e a facilidade de nos comunicar. Produzimos um cartão informativo que foi repassado a todos os diretores das escolas compartilharem em grupos, status e enviarem para toda sua comunidade. Com esses informativos, o futuro estudante teria os endereços mais próximos para buscarem matrícula”, informou Ramira Torres.

Cada escola, em parceria com as Gerências Regionais de Educação (GRE), tem promovido a conscientização e mobilização de pais e responsáveis. A Unidade Escolar Miguel Lidiano, que recentemente foi reformada, está aberta para os estudantes conhecerem e, posteriormente, efetivarem a matrícula, conforme explica a diretora Islândia Cleide de Araújo Pereira. A escola oferta Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e passou por reforma total promovida pelo Governo do Estado com ampliação sendo investidos R$ 2.421.155,63.

"Estamos com as vagas quase todas preenchidas, mas continuamos participando das ações 'Dia D' que a gerência regional está realizando e temos com membros da escola participando das atividades no centro de Picos. Durante este período de matrícula a escola esteve aberta para os estudantes realizarem sua matrícula de forma on-line e houve esse auxílio àqueles que vieram à escola. A unidade escolar foi recentemente entregue e estamos com adequações para receber os estudantes com o espaço condizente às devidas atividades escolares. A expectativa é que seja um ano de muito aprendizado para os nossos estudantes do Ensino Médio e da EJA", disse Islandia Pereira.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) orienta que pais ou responsáveis busquem as Escolas Estaduais para realizarem as matrículas até a próxima sexta-feira, 20 de janeiro.

A matrícula para os estudantes que ainda não pertencem à rede estadual é feita de forma on-line. A inscrição deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis (em caso de menores de 18 anos) ou o próprio aluno (maior de 18 anos) por meio da internet, no endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/matricula