Secretário de Educação recebe equipe de auditores para apresentação de trabalhos do TCE

A equipe de auditores, que atua na fiscalização da educação pública visitou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, na manhã desta sexta-feira (13), na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Na pauta, a auditoria de implementação do novo ensino médio no Estado, que está em curso; a aplicação dos recursos da educação; o planejamento da política de educação na nova gestão.




O diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, Gilson Araújo, acompanhado de uma equipe de auditores do Tribunal de Contas do Estado, apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo Tribunal na área da educação e estreitando caminhos para a boa gestão dos recursos públicos.


“Nossa proposta é, além de reforçar o caráter pedagógico e de orientação que o Tribunal também exerce, municiar o gestor com informações importantes para a nova gestão que ora se inicia. Nossa intenção é que a gestão seja mais bem planejada e, logo, mais eficiente e que atinja a população com o bom uso dos recursos públicos”, pontuou Gilson Araújo.




O Secretário Washington Bandeira, entende que a Educação é a grande geradora de oportunidades e indutora do desenvolvimento social e econômico do estado. Ele reforça que o trabalho em equipe irá ajudar a cumprir todas as metas propostas pelo governador Rafael Fonteles. “Nosso grande objetivo é cuidar do estudante piauiense desde a alfabetização, passando pelos ensinos fundamental e médio, até o superior, focando sempre na formação humanística, cidadã e o preparando para o mercado de trabalho", acrescentou.




Washington disse ainda que o crescimento do IDEB, o fortalecimento da Educação de Tempo Integral e Educação Profissional e Técnica, a consolidação da alfabetização e aprendizagem na idade certa com redução da distorção idade-série, em colaboração com os municípios será prioridade na sua gestão. Além da transformação digital com foco na gestão de dados para planejamento estratégico baseado em evidências, conectividade nas escolas e mediação tecnológica.