Secretário de Educação se reúne com equipe da Acadepol para implementar projeto

Buscando fortalecer a educação somada à segurança pública, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, se reuniu, na tarde da quarta-feira (11), com a equipe da Academia de Polícia Civil (Acadepol) para discutir o desenvolvimento de projetos sociais e educacionais sobre as demandas de cessão de uso do Centro de Treinamento Sarah Meneses.


“Nosso objetivo é desenvolver tanto o projeto social, que faz esse resgate de jovens e adolescentes, como o resgate de quem está nessa zona de vulnerabilidade. Agora, com essa tratativa aliada à Seduc, destacaremos reserva de vagas para alunos da Rede Estadual. A ideia é que nós possamos expandir as aulas e algumas atividades que são desenvolvidas na Acadepol, como os cursos de formação com os instrutores para defesa pessoal, disciplinas que são práticas e que precisam de um espaço físico para o desenvolvimento delas, para que possam acontecer também no Centro de Treinamento Sarah Meneses. O projeto alcança também a comunidade com esse viés do policiamento comunitário e de atendimento dos estudantes da rede estadual”, explica a diretora da Acadepol, Anamelka Albuquerque.


Na ocasião, estiveram presentes a diretora da Acadepol, delegada Anamelka Albuquerque; acompanhada do coordenador pedagógico, policial Marcelo Castelo Branco; o gestor do projeto Integração Combate, policial Nathaniel Aguiar; e o deputado federal, Francisco Costa.


“Imagine um projeto voltado para a juventude, unindo educação, segurança e assistência social. Estamos trabalhando para isso. Viemos propor à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) uma parceria para o desenvolvimento do projeto Integração Combate”, revela o deputado federal, Francisco Costa.


Integrado à Secretaria de Educação e à Secretaria de Segurança, o projeto Integração Combate destinará vagas aos alunos da rede pública estadual com aulas dos cursos de formação de policiais, beneficiando comunidades do estado.


O processo de desenvolvimento do projeto já está em andamento. Com os retoques necessários para finalizar as definições do plano de trabalho, a proposta será transformar o projeto em uma política de estado regularizada para que seja sedimentado através de um instrumento público e desenvolvido ainda no primeiro semestre de 2023.


“Iremos estudar todo o plano de trabalho desse projeto para o seu desenvolvimento. Ele faz parte das políticas da nossa secretaria por envolver essa união entre educação, segurança e assistência social”, reforça o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.