Estudantes da 2ª GRE participam ativamente da campanha de matrícula 2023

O período de matrículas continua aberto na Rede Estadual de Ensino do Piauí e os estudantes da 2ª Gerência Regional da Educação (GRE), da região de Barras, distante 125 km da capital, estão com força total para convidar jovens e adultos que desejam ingressar no ano letivo de 2023. Com vídeos entusiastas e muitas evidências da qualidade da educação, o alunado tem em seu perfil o protagonismo de levar à sociedade o que de melhor é ofertado na educação pública. 

A turma do CETI José Nogueira de Aguiar, localizado na AV. Ministro Petrônio Portela, nº 1258, no centro de Esperantina, construiu uma campanha de vídeo para distribuir na região e os alunos apresentam toda a estrutura disponível da escola. “Dispomos de salas de aulas climatizadas, alimentação balanceada e saudável, sistema de segurança com câmeras para promover e garantir o bem-estar e conforto do aluno”, disse o Luís Carlos, do 2º ano, que ainda lembra que a escola tem quadra poliesportiva, laboratório de desenvolvimento de tecnologias, sala de recursos multifuncionais, biblioteca e vários outros espaços de atividades coletivas.

Além da estrutura física, a estudante Eliana Rebeca, do 1º ano, ressalta que a instituição educacional possui “aulas complementares e interdisciplinares que auxiliam o conhecimento dos alunos e facilita decisões importantes como a escolha da faculdade e dos caminhos profissionais, professores capacitados e comprometidos com seus alunos em despertar o interesse de sempre está aprendendo”. 

A gerente da regional, Perpétua Maria do Perpétuo Socorro Barbosa, explica que a GRE possui 39 escolas e 21 anexos e a ideia principal da campanha partiu da Seduc. “Isso acontece motivado pela equipe da 2ª GRE. As gestões das escolas reforçam essas campanhas em novembro para que nenhum aluno fique fora da escola, principalmente na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA”, explicou. 

A produção das campanhas inclui produção de cards, vídeos, jingle e parte dos próprios alunos e das gestões. Além dessas ações, são realizados os mutirões nos povoados em toda a zona rural e o transporte é disponibilizado pela regional para as ações. 

Em Batalha, a turma da U. E. Gayoso e Almendra, localizada na Praça Nilo Castro n° 1109, que oferta Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), inovou e usou um piseiro com a mensagem de incentivo às matrículas: “Tá com vontade de estudar de novo? Pensa em seu futuro na EJA? Essa modalidade te dá a vantagem de cursar dois anos em um com qualidade”, diz a música durante o vídeo que apresenta a estrutura da escola. 

Em Campo Largo do Piauí, distante 179 km da capital e 83 km da regional, os alunos da U. E. São José convocam os interessados da região a ingressarem nas seguintes modalidades: Ensino Médio Regular, EJA (IV e V) etapa - Ensino Fundamental e EJA (V e VII) etapa - Ensino Médio. “As matrículas da U. E. São José já começaram. Compareça na escola, faça sua matrícula e garanta sua vaga”, diz Anielly Cristine Soares, 16, estudante do 2º ano do Ensino Médio. Ela ainda conta que fez ENEM em 2022 como treineira visando experiência e preparo emocional para 2025.

As vagas também estão abertas para as escolas que ofertam ensino profissional e técnico. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Leonardo das Dores, localizado na Rua José Franco, nº 172, Conjunto Bernardo Rêgo de Aguiar I, em Esperantina, são ofertadas vagas no Médio Técnico Profissionalizante em áreas como Enfermagem, Saúde Bucal, Serviços Jurídicos e subsequentes em Agente Comunitário de Saúde (ACS), Segurança do Trabalho. 

“Aqui no CEEP temos cursos técnicos integrados e os subsequentes para aqueles que já terminaram o Ensino Médio”, disse a Maria Vitória, aluna do 3º ano do curso de Administração. João Victor, do 2º ano do curso integrado de Administração conta que a escola tem auditório com capacidade para 250 alunos com sistema de som e vídeo e totalmente climatizado. “Contamos também com laboratórios de Física, Biologia, Técnico de Segurança do Trabalho, enfermagem e Análises Clínicas”. 

Em Batalha, distante pouco mais de 37 km da regional e 162 km da capital, estudantes e equipe escolar do CETI Conselheiro Saraiva, líder no ranking do IDEB na região do Cocais, a campanha traz a mensagem de que o “conhecimento é a chave para novos desafios e possibilita enxergar bem mais que os nossos próprios limites”. O centro educacional oferta, além do Ensino Médio Integral, o Ensino Fundamental II.