Nova sede da Universidade Aberta do Brasil é inaugurada em Simões

Com investimento total de R$ 5.593.155,02 (Cinco milhões quinhentos e noventa três mil cento e cinquenta e cinco reais e dois centavos), entre obra e equipamentos, o município de Simões, localizado a 451 quilômetros de distância de Teresina, foi contemplado, nesta terça-feira (27) com a entrega da nova sede do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) professor Carlos Carmélio de Carvalho.

A construção da nova sede foi desenvolvida pelas empresas Ventos de Santa Joana XV Energias Renováveis S.A; Ventos de Santa Joana VII Energias Renováveis S.A e Ventos de Santo Augusto III Energias Renováveis S.A, referidas em conjunto com ContourGlobal, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento BNDES e Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Prefeitura do Município de Simões.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; do Prefeito Municipal de Simões, José Wilson de Carvalho; representantes das empresas colaboradoras, estudantes e demais profissionais de educação do novo polo.

“Essa é mais uma obra de estrutura educacional que entregamos, com muito orgulho, para a comunidade. Ao longo dos últimos anos, o Governo do Piauí tem feito grandes investimentos para garantir um ambiente confortável, moderno e apto para ampliar as possibilidades de aprendizado ao estudante da Rede estadual. De norte ao sul do Piauí, podemos listar grandes obras de modernização da infraestrutura escolar”, disse o secretário Ellen Gera.

A nova estrutura conta com diversas salas devidamente equipadas, como laboratório de informática, biblioteca, 6 salas de aula, auditório com capacidade para 180 pessoas, 2 banheiros, sala de estudo, sala de coordenação, sala de secretaria, sala de reunião e sala de tutoria.

Desta forma, o polo da UAB de Simões constitui um grande eixo de intercâmbio educacional e cultural para a sede do município e para os municípios circunvizinhos, mudando a vida das pessoas, garantindo a inclusão social e promovendo a inserção no mercado de trabalho. Atualmente, a UAB oferta os cursos de Letras Português e Ciências da Natureza, ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Matemática e Ciências Biológicas, ofertados pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Em 2023, a meta é ofertar ainda o curso de Física, pela UFPI, e Pedagogia, pela Uespi. Com a nova estrutura, será possível aumentar o número de alunos, atendendo um total de 234 estudantes.

"O Piauí é um estado que lá no século passado tinha atraso na formação e escolaridade do cidadão, tanto da educação básica como ensino superior, o que gera uma série de dificuldades no desenvolvimento do estado e até mesmo nas possibilidades de termos professores nos municípios. Em 2017, o governo trouxe a Universidade Aberta, uma parceria entre a Uespi, Seduc e Fapepi, e juntas garantem o ensino superior no interior do estado, por meio da mediação tecnológica. É uma grande vitória, o aluno sairá com diploma da Uespi e o piauiense pode se orgulhar, pois o Piauí é o único estado do Brasil que tem o ciclo completo da educação nos municípios", explica Ellen Gera sobre a importância da UAB para os estudantes do estado.