Maratona de atividades físicas reúne estudantes de Bom Jesus

Na véspera das festividades de Natal, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Franklin Dória, localizado no município de Bom Jesus, a 600 quilômetros de distância de Teresina, realizou na manhã da sexta-feira (23) a 1ª Minimaratona de atividades físicas com seus alunos e professores para fortalecer e valorizar, entre a vida cotidiana em comunidade escolar, os laços de fraternidade, empatia, otimismo, solidariedade, bem-estar e saúde.

A atividade teve como principal objetivo despertar e incentivar a prática cotidiana de atividades físicas por todos os participantes da escola, envolvendo, também, a comunidade local alertando sobre a importância de práticas e exercícios físicos diários para a obtenção de uma vida mais saudável, tanto corporalmente como mentalmente, proporcionando mais otimismo para sua vida pessoal e profissional.

De acordo com o professor de Educação Física e idealizador da ação, Israel Milarindo, o evento faz parte do projeto Esporte e Saúde, desenvolvido entre os alunos de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio integrados na escola.

“Antes da realização desta Minimaratona foram realizados testes com alguns alunos de perfis e estaturas diferentes para analisar a resistência, distância do percurso e o tempo necessário para completar o trajeto. Além disso, foram realizadas pesquisas sobre orientações de alimentação saudável, hidratação e cuidados a serem seguidos”, revela.

Na ocasião foram realizadas diversas atividades como atletismo, voleibol, futsal, alongamentos, exercícios localizados, entre outras.

“Essa ação é de vital importância, pois serve tanto como conhecimentos científicos e acadêmicos quanto conhecimentos para toda a vida no intuito de criar hábitos e habilidades saudáveis, melhorando a saúde, o condicionamento físico e o psicológico dos nossos estudantes que passaram diversos problemas e dificuldades, principalmente, durante a pandemia e que até hoje apresentam sequela. Este evento veio a somar na oportunidade de desenvolver vários fatores e princípios que irão favorecer no desenvolvimento educacional, pessoal, cultural e profissional dos alunos do CETI Franklin Dória”, explica o diretor da instituição de ensino, Ed Carlos.