Estudantes celebram modernização da Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto

Os estudantes da Rede Estadual contam, agora, com uma infraestrutura moderna e adequada para os estudantes se desenvolverem. Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí realizou a entrega da reforma da Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto, localizada no bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina.

A nova estrutura atenderá os mais de 300 estudantes matriculados no Ensino Médio regular e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que tem como proposta a integração da Educação Profissional à Educação Básica, nos cursos técnicos de Contabilidade, Recursos Humanos, Informática e Administração.

A solenidade de entrega da infraestrutura contou com a presença da Governadora do Piauí, Regina Sousa, e do Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, que ressaltou os investimentos para entregar prédios adequados à aprendizagem.

“Tem sido um trabalho muito intenso nos últimos anos, em especial no ano de 2022, com muitas obras iniciadas, entregas de prédios novos e reformas de escolas para os estudantes. Estamos agora entregando a revitalização da Escola Henrique Couto, que atende 378 estudantes e passa a ter uma quadra poliesportiva, salas climatizadas, laboratórios de informática com computadores modernos. A escola agora está completamente pronta para receber bem os estudantes e os profissionais da Educação e, assim, seguir o andamento das suas atividades do ano de 2023”, comentou o secretário.

Durante a visita pelos espaços revitalizados, a Governadora do Piauí destacou o trabalho do Estado em garantir ambientes que desenvolvam a aprendizagem além da sala de aula. “A escola é um ambiente importante para pensar as soluções, sejam com pequenas ideias ou para resolverem situações complexas no bairro e na cidade. É muito importante prover o conforto para os alunos, acessibilidade e tornar a escola um lugar prazeroso para que o aluno queria permanecer sem que seja um sacrifício. Os estudantes devem ser incentivados a descobrir novidades com os Itinerários Formativos no campo da arte, música, dança, portanto, devem usufruir do espaço em sua plenitude”, pontuou Regina Sousa.

A comunidade estudantil celebrou cada espaço entregue para o ano letivo de 2023. Maria Clara Lima, estudante da 3ª série do Ensino Médio, representou os colegas durante as falas oficiais e expressou a sua felicidade pela nova escola.

“Com a finalização da reforma vai ficar muito melhor a qualidade do ensino. Eu sonho em fazer algum curso na área de empreendedorismo e das artes, pois foi na escola que tive o despertar. Na escola, descobri que eu tenho talento e, agora, pretendo começar uma vida nesse sentido”, explicou a estudante.

A estrutura conta com novas instalações elétricas, hidráulicas, cobertura e pintura, além de reforma total da diretoria, banheiro, secretaria, sala de professores, almoxarifado, depósito, cozinha, laboratório de informática, sala de recursos humanos, sala de Mediação Tecnológica, 9 salas de aula e biblioteca.

Para a reforma e modernização do prédio, além da construção da quadra poliesportiva coberta, foram investidos recursos na ordem de R$ 690.158,25. A quadra poliesportiva entregue na solenidade foi um dos espaços mais celebrados pelos estudantes. “Estou muito feliz por ver que teremos uma quadra de esportes que vai ajudar bastante, tanto na minha saúde quanto na dos meus colegas”, disse a estudante, Maria Clara.

A diretora da escola, Keila Maria da Silva Pierot, afirmou que toda a comunidade irá ganhar com os novos espaços. “Todos os pais e estudantes pediam muito uma reforma e fomos contemplados com uma nova estrutura de salas, laboratórios, biblioteca, equipamentos e, principalmente, uma quadra poliesportiva. Aqui, a comunidade poderá utilizar a quadra pra diversas atividades de recreação que venham a integrar a vida comunitária à escola”, finalizou a gestora.