Superintendência de Educação Básica contempla profissionais do ProBNCC com certificado de reconhecimento

Com o objetivo de reconhecer o trabalho de toda a equipe responsável pela construção do Currículo do Ensino Médio do Piauí, a Superintendência de Educação Básica realizou, na manhã da terça-feira (20), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), uma solenidade de entrega de certificados e placas de reconhecimento às 27 pessoas envolvidas no processo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC).

“Gostaria de agradecer a cada um pelo empenho nesse processo de construção do Currículo do Ensino Médio. Nós, que fazemos a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí, nos sentimos muito felizes e agradecidos por essa equipe e, também, por tudo que alcançamos até aqui com a Educação do nosso Estado. O que nós desejamos é que os nossos alunos tenham uma Educação de qualidade. Que nós possamos continuar nessa caminhada para tirar as propostas, pensadas nos últimos anos, do papel e levar até as escolas”, declara o Superintendente de Educação Básica da Seduc e coordenador Estadual do ProBNCC, Carlos Alberto Pereira, em seu discurso durante a cerimônia.

O evento contou com a participação de profissionais da Educação que compõem a equipe do ProBNCC. Dentre eles, a coordenadora de Etapa do ProBNCC e atual diretora da Unidade de Formação, Elenice Nery; o superintendente de Educação de Jovens e Adultos e de Educação Profissional, José Barros; a diretora da Unidade de Ensino da Seduc, Maria José Mendes; a diretora da Unidade de Jovens e Adultos, Conceição Andrade; a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo; e a articuladora de Itinerários Formativos Propedêuticos, Geusélia Gonçalves, além de outros.

“Eu sou testemunha da importância desse trabalho para cada um de vocês que contribuiu com essa construção. Esse reconhecimento que vocês estão tendo hoje será muito maior daqui a uns 10 anos, quando ele estiver consolidado. Mas até lá, ainda teremos que seguir firmes e com dedicação para a sua implementação, afirma José Barros, superintendente de Educação de Jovens e Adultos.

No ano de 2019, foi iniciada a escrita do Currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Por meio do Programa de Apoio à implementação da BNCC, foi instituída uma equipe, composta por pessoas de variados segmentos da Seduc, a fim de se iniciar as discussões acerca dos normativos que orientam o novo Ensino Médio, a exemplo da própria BNCC e da Lei 13.415/2018 e suas Resoluções.

Com a formação da equipe, no mês de junho de 2019, foram iniciados os encontros presenciais para estudos e orientações. Em novembro do mesmo ano, a equipe realizou um Seminário em todas as Gerências Regionais com o intuito de socializar a construção que já estava em andamento. Com a chegada da Pandemia Mundial, em 2020, os encontros passaram a ser virtuais, mas isso não inviabilizou o processo de escrita, ao contrário, acelerou mais ainda, permitindo que, em setembro do mesmo ano, a versão preliminar do Currículo fosse disponibilizada para consulta pública. Em dezembro, foi entregue a versão inicial ao Conselho Estadual de Educação (CEE/PI), que aprovou o documento em julho de 2021.

“É importante ressaltar que foram dois anos de muito estudo e troca de saberes. O desafio foi gigantesco porque não havia no Brasil uma experiência que pudesse ser compartilhada. Por essa razão, reconhecer o trabalho dessa equipe não é apenas um ato de valorização e agradecimento por tão grande comprometimento, mas de reconhecimento a todos que se desafiaram a repensar a Educação sob o crivo de um paradigma crítico e emancipatório, para uma Educação de qualidade para os estudantes”, explica a coordenadora de etapa do ProBNCC, Elenice Nery.

“Aqui tem uma história de entrega e tem história de todas as pessoas que pensaram nos estudantes. De quem está sentado lá na cadeira esperando o melhor de nós. Me emociona muito, nesse cenário, ver que nós, durante dois anos, conseguimos construir isso. O tamanho da responsabilidade que nós tínhamos nas mãos era muito grande, para chegarmos hoje, aqui, e ver o documento se materializar diante de tantos desafios e saber que não desistimos, não é para qualquer um. E muita coisa vai acontecer nos próximos dez anos. Iremos ver o fruto dessa história em muitos estudantes, que vão conseguir trilhar caminhos a partir desse documento que ajudamos a construir. Sinto muita honra de ter feito parte dessa história”, complementa Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Medição Tecnológica da Seduc.