I Seminário Piauiense Híbrido de Educação do Campo acontece em Teresina

Aconteceu na tarde desta segunda, 19/12, o I Seminário Piauiense Híbrido de Educação no Campo com o tema: “Educação no Campo: desafios renovados e novos horizontes”, no Diferencial Buffet. O evento é voltado a todos os educadores da rede de ensino estadual e visa discutir temas de abrangência estadual sobre a educação do campo contextualizada para convivência no Semiárido.   

 

A ação que é parte do Projeto Viva o Semiárido, conjunto de ações promovidas pelo Governo do Piauí com recursos financeiros do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A proposta global é reduzir os níveis de pobreza e de extrema pobreza da população rural – homens mulheres e jovens da região semiárida do Piauí, com área de atuação em 89 municípios nos territórios: Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim e Serra da Capivara.  




Para o Secretário Executivo do Projeto Viva o Seminário-PVSA, Francisco das Chagas Ribeiro Filho, o Chicão, é uma satisfação estar no encontro tamanha importância das ações do projeto. “Desde 2016 estamos buscando melhorias e benefícios para o projeto, de lá para cá cerca de 50 municípios foram contemplados em 100 escolas pertencentes às redes públicas municipais e rede estadual de ensino”, uma grande vitória para todos que fazem parte do Viva o Semiárido.  

 

As ações do projeto são divididas em 4 componentes: 1) Desenvolvimento Produtivo; 2) Desenvolvimento Social e humano; 3) Fortalecimento Institucional e 4) Unidade de Gestão do projeto e Sistema de Monitoramento e Avaliação.  



 

“O projeto é um conjunto de ações subsidiadas entre um acordo do governo do Piauí e o FIDA, com o objetivo global contribuir para reduzir os níveis de pobreza e de extrema pobreza da população rural do semiárido do Piauí, tiveram como área de atuação 89 municípios citados, estruturados em 4 componentes, dentre eles o desenvolvimento social e humano, tendo como principais objetivos: ampliar e consolidar o processo de formação de estudantes, professores e gestores de escolas, tanto da rede pública municipal, estadual em uma educação contextualização para viabilizar práticas pedagógicas e tecnológicas apropriadas para a região para o caminho das atividades produtivas e sustentáveis”, afirma a Diretora da UNEA, Mazé Mendes, na ocasião representando a Governadora e o Secretário. 



 

Dando continuidade ao encontro, o senhor Hardi M. Wulf Vieira, oficial de Programas do FIDA para o Brasil falou um pouco da parceria com a SEDUC para a execução de todas as ações. Logo após a Profª. Drª. Lucineide Barros e Profª. Drª. Roseli Caldart, ambas reconhecidas por pesquisas científicas na área preferiram palestra. A programação também contou ainda com o lançamento do Paradidático HQ “As Aventuras de Otacílio e a convivência com o Semiárido” e ainda foram apresentados e discutidos resultados exitosos e metas alcançadas. O evento tem abrangência estadual e propõe o diálogo entre educadores, gestores, pesquisadores, educandos, membros de movimentos sociais e sindicais dos municípios piauienses e demais pessoas que tenham interesse pelo tema.