Governo do Piauí entrega reforma de escola para comunidade da Cacimba Velha

“Hoje todos na comunidade reconhecem que estamos com uma escola de qualidade e que isso nos deixa muito felizes. A nova escola dará oportunidade para quem quiser crescer”, disse o senhor Acrísio Veras, que percorreu todos os espaços educacionais que em breve frequentará. Ele dará continuidade aos estudos na moderna Unidade Escolar Rodrigues Coelho, localizada na Taboca dos Machados, na Cacimba Velha, zona rural de Teresina, inaugurada nesta segunda-feira (19).

Retornando aos estudos após vinte anos longe da sala de aula, o senhor Acrísio Veras, matriculado como estudante da VI etapa EJA (Ensino Médio), vê a escola como uma oportunidade única para seguir o seu sonho de cursar Administração. “Temos muito a agradecer, pois desde a merendeira até o diretor sempre foram receptivos nesta escola. Após vinte anos, eu retorno à sala de aula e, logo mais, irei fazer meu curso de Administração. Tenho certeza que irei conseguir. Todos que construíram a escola estão de parabéns”, comemorou o estudante.

A Unidade Escolar Rodrigues Coelho recebeu investimentos do Tesouro do Estado, com recursos na ordem de R$ 616.953,95, na modernização da estrutura, que conta com 5 (cinco) salas de aula, biblioteca, cozinha, banheiros, espaço administrativo com secretaria, sala de professores, pátio, casa de gás e fachada nos novos padrões. A moderna estrutura abrigará mais de 200 estudantes com a oferta do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Acompanhando o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a Governadora, Regina Sousa, percorreu a escola para conhecer os novos espaços, estudantes, professores e funcionários. Em discurso, falou sobre a importância de a escola ser presente na vida comunitária.

“É sempre importante quando a escola fica perto da comunidade, pois as pessoas se conhecem e trabalham junto para si fortalecerem. A comunidade ganha um espaço que servirá tanto para o ensino quanto para criar cultura. Os estudantes e moradores devem apropriar-se desta escola para desenvolver a vida comunitária com a oferta de dança, cultura, artesanato e assim tornar-se mais integrada”, comentou.

O secretário Ellen Gera destacou em sua fala os avanços da Educação nos últimos anos e da importância de ter equipamentos que atendam com qualidade todas as localidades do Piauí. “São mais de 200 alunos e alunas aqui em nossa escola. Entregamos, agora, um prédio completamente reformado e climatizado. São 5 salas de aula, biblioteca, além de todo o equipamento administrativo disponível para os professores e equipe de gestora. Fico feliz de poder chegar às vésperas do Natal e trazer esse belo presente para a comunidade da Cacimba Velha e para os nossos estudantes”, afirmou o secretário.

A visita aos novos espaços foi liderada pelo diretor da Unidade, o professor Francisco Gomes. Ele destaca que a estrutura permitirá a ampliação da oferta de ensino. “A nossa escola funcionava somente no turno da noite, então a estrutura permitirá a oferta no turno do dia. Somos a primeira escola do estado, na zona rural leste, com prédio próprio e com o Ensino Médio diurno. Nossos alunos não precisam ir até a zona urbana para terem que frequentar aulas e por isso é um sentimento de alegria pela estrutura que conseguimos e logo irá se refletir na aprendizagem”, pontuou o gestor escolar.

Entre as autoridades presentes na solenidade de inauguração estava o líder comunitário Raimundo Monteiro Rodrigues, que cedeu o terreno para a escola ser erguida. A escola foi nomeada em homenagem ao senhor Rodrigues Coelho, pai do ‘Seu Raimundo’, que disse estar realizado com a nova escola.

“É um sentimento gratificante poder contribuir com a Educação, pois o trabalho como líder comunitário é para o bem comum. O benefício irá atender o eixo de quatorze localidades da Cacimba Velha, portanto é gratificante ver uma escola com uma estrutura grande, com biblioteca e salas novas, e até nos renova no dia a dia. Os alunos estão felizes, pois já me perguntavam quando iria ser inaugurada e hoje estou vendo a felicidade dos filhos e dos pais neste dia”, revelou.