Estudantes são contemplados com curso de criação de design gráfico



As redes sociais vêm se tornando cada vez mais presentes na vida do ser humano, que gasta grande quantidade do seu tempo diário on-line. Usada muitas vezes para fins educacionais, informativos e voltadas para o empreendedorismo, as mídias digitais terminam sendo uma excelente ferramenta se usada da maneira adequada e com as técnicas necessárias para o seu uso.


Tendo como um dos pilares o empreendedorismo, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, ofertou aos seus estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, o Curso de Criação de Flyers Para Redes Sociais, estratégia advinda da eletiva Siga as Pegadas, permitindo que através dos conhecimentos aplicados nesta introdução, o aluno possa ter caminhos abertos a adquirir novos conhecimentos na área e ter futuramente a oportunidade de empreender.


Voltado para a criação de artes para as redes sociais, uma área com grande demanda, o curso abrangeu a criação de flyers, layouts Interativos, pequenos websites e flyers animados. O programa usado para as criações foi o Canva, ferramenta de design gráfico gratuita que permite criações com versatilidade e que oferece uma introdução à computação gráfica de forma acessível e efetiva.


Ministrada pelo professor da disciplina de Artes da instituição de ensino, Sávyo Lima, a oficina foi realizada no laboratório de informática e contou com 2 horas/aulas semanais, nas quartas e quintas, após o período das aulas.


“Essa oficina surgiu a partir da necessidade do professor de Artes de desenvolver a eletiva Siga as Pegadas, abordando as mídias digitais. Então como ele tinha uma experiência maior, ele resolveu ofertar essa oficina para os alunos. Mesmo ele sendo professor só de uma turma, e nós temos 3 turmas de 1ª série, ele resolveu fazer o convite e nós conseguimos formar uma turma com os alunos que quiseram aceitar esse desafio. Essa oficina foi muito importante para os meninos, eles ficaram apaixonados, inclusive pediram um segundo momento para que uma continuação do curso pudesse acontecer. E essa já é até uma proposta de trabalho para o próximo ano letivo. Solicitar a Seduc que nos dê o suporte para que o professor possa continuar ministrando essa oficina para os alunos", detalha Djanira Alencar, diretora do centro de ensino.