Ceti João Henrique realiza culminância de atividade temática do Seminário Integrador

Adotado pelo Novo Ensino Médio implantado nas escolas, o Seminário Integrador é uma nova disciplina eletiva que faz parte do modelo de aprendizagem que utiliza diversas áreas do conhecimento para despertar nos estudantes debates, reflexões, argumentações, pontos de vistas e a crítica, de forma integrada.

“Durante o ano nós trabalhamos com seis temáticas, 3 no primeiro semestre e 3 no segundo, com temas de interesse da sociedade e dos alunos. Nessas temáticas, após a discussão, pesquisa, argumentação e debate, nós trabalhamos com a prática, relacionando teoria e prática, porque não é interessante só trabalhar com a questão teórica, o aluno também tem que saber associar a prática, uma vez que o Novo Ensino Médio requer muito desse protagonismo, do fazer pedagógico e do fazer do aluno”, explica Ana Brito, professora da disciplina de Seminário Integrador do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina.

Como último conteúdo do semestre da disciplina, os estudantes da instituição de ensino realizaram uma atividade prática na quadra da escola, onde escolheram o tema de jogos, trazendo a sua relação com o desenvolvimento físico, motor e psicológico e como eles influenciam no desenvolvimento da inteligência e do gosto por atividades lúdicas. O momento contou com a exposição de diversos jogos produzidos pelos próprios alunos, que na oportunidade competiram entre si nas brincadeiras.

“Nós abordamos durante esses dois últimos meses a questão dos jogos. Primeiro nós trabalhamos com a pesquisa, os benefícios dos jogos.  Procuramos abordar todos os tipos de jogos nas fases da vida, na infância, na adolescência, na juventude, na terceira idade. Depois que trabalhamos todo esse conhecimento, nós realizamos debates, os alunos fizeram apresentações abordando a saúde física e mental e para a questão da prática nós resolvemos trazer os jogos, a maneira lúdica. Os alunos passaram a desenvolver jogos. Nós trouxemos como culminância a amostragem, a primeira feira de jogos na escola", detalha a professora Ana Brito sobre o desenvolvimento do projeto.