Escola de Massapê do Piauí realiza culminância da disciplina eletiva Trilhas do Piauí – Aventure-se!

A Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa realizou nos dias 07 e 18 de Novembro de 2022, em Massapê do Piauí e no Povoado São Francisco respectivamente, a culminância das Eletivas Trilhas do Piauí – Aventure-se. Os trabalhos foram orientados pelas professoras dos respectivos componentes curriculares: Elda Ramos, Alice Teles, Thaynara Teles, Magólia Arcanja.

As eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, mediante as possibilidades estruturais das redes e instituições de ensino, ofertadas semestralmente ou anualmente. Elas fazem parte dos Itinerários Formativos da rede estadual do Ensino Médio, a partir do novo currículo. Esses componentes curriculares visam maior engajamento, autonomia, protagonismo e aprendizagem dos estudantes, assim como promove a responsabilidade em relação às escolhas presentes e futuras.

Na culminância das eletivas na sede do município os alunos expuseram a maquete sobre o solo Massapê, maquete sobre o bioma Mata dos Cocais, maquete sobre o bioma Caatinga, exposição de peças do artesanato local, exposição sobre as 7 maravilhas do Massapê do Piauí, exposição de artes rupestres, exposição dos pontos turísticos do Piauí, exposição de comidas saudáveis e chás com ervas medicinais, exposição de fotos com alimentos saudáveis e não saudáveis. Além das exposições, a noite contou com um grande número de apresentações como dramatização, apresentação de cordel, apresentação de paródias, danças coreografadas, apresentação de voz e violão. O objetivo da culminância é desenvolver o protagonismo do estudante, aprofundar aprendizagens e trocas de experiências.

O primeiro dia de evento, realizado na sede do município, contou com a participação de professores, funcionários, alunos da Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, convidados e autoridades. O grupo gestor da escola, formado pela diretora Valéria Cristina, pela supervisora de ensino Joselita Carvalho e o coordenador pedagógico Jociel Lacerda agradeceram a presença de todos os presentes no evento.

“A Culminância das eletivas foi um trabalho em equipe que envolveu a gestão da escola, secretários, serviços gerais, professores e alunos. E o resultado foi a criação, exposição e apresentação de excelentes trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos que, tem um potencial incrível de criação”, salientou a diretora.

Na oportunidade foi entregue o Certificado e Medalha de Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática- OBMEP ao aluno do 2º ano Josinaldo Gomes de Carvalho, pelo professor mestre em Matemática Francisco Raimundo Coutinho Júnior.

No evento foi feito as premiações e entrega de medalhas no Concurso de Redação realizado pela escola com a temática “OS LIMITES DA CIDADANIA NO BRASIL”. O concurso contou com a orientação das professoras de Língua Portuguesa Veronilda Teles, Eliveste Firmina. O Concurso de Desenho de mesma temática teve como orientadoras as docentes Veronilda Teles, Eliveste Firmina, Magnólia Arcanja.

Ainda no evento foi feita a entrega dos chromebooks viabilizados pela  Secretaria de Estado da Educação- SEDUC aos professores da rede estadual de ensino.

No segundo dia de culminância, realizado 18/11 no povoado São Francisco, teve a participação de professores, funcionários, alunos do Anexo do Povoado São Francisco da Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, convidados e a comunidade em geral.

Na oportunidade os alunos fizeram exposição de alimentos saudáveis e não saudáveis, chás e sucos benéficos para saúde, maquetes sobre o bioma cerrado e caatinga, painel de fotos com a maravilha do Piauí, artes rupestres e exposição de artesanato local como panela de barro, vassoura, biscuit, esteira de palha e crochê. Além das exposições, a culminância contou com um grande número de apresentações como apresentação de cordel, apresentação de paródias, danças coreografadas.

Fotos e informações do Portalpontonet