Futuros administradores da UAPI apresentam TCC e aguardam colação de grau

“Eu já possuo uma empresa há mais de 10 anos e esse curso veio para agregar valores e técnicas”, disse Pablo Henrique dos Santos, 35 anos, concludente do curso de Administração da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O futuro administrador integra o grupo da primeira turma que irá colar grau ainda este mês de dezembro.  


Pablo, que já é técnico em agropecuária desde 2006 pelo Colégio Técnico de Floriano, disse que ficou sabendo do curso por um amigo. “Essa é minha primeira formação superior, mas eu já sou técnico agrícola e conheci a UAPI através de um amigo, que também está cursando bacharelado em Administração”, disse o formando que reside em Floriano, mas estudou no Polo UAPI de Jerumenha, distante 318 km da capital.  

O futuro administrador já possui seu próprio negócio há muitos anos. A empresa de Pablo atua em Floriano, no ramo de Consultoria e Elaboração de Projetos Agropecuários com serviços de agronomia, consultoria em atividades agrícolas, mecanização, assessoria em gestão empresarial e muitos outros.  

“A UAPI representa uma diversificação de saberes e conhecimentos na minha vida”, disse Pablo ainda falando que escolheu a administração como segunda área profissional para “ajudar a gerir melhor o negócio”.  

Em fase final de conclusão, o formando já apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema: “Plano de negócio da Associação de Apicultura do Vale do Gurguéia”. Ele conseguiu conquistar nota 8,5 e agora aguarda apenas o momento tão sonhado da colação de grau. “Estou muito feliz com isso tudo e só tenho que agradecer a oportunidade de cursar uma graduação sem precisar sair da minha região”, disse.  

OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI    

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos; e a terceira etapa mais 63 polos totalizando 183 cidades piauienses.   

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado já estuda a ampliação e a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020 que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerência as ações, visando garantir informação e qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades.