Escola de São João do Piauí realiza Feira das Profissões

Por Socorro Ladim


O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, localizado no município de São João do Piauí, abriu as portas da comunidade escolar para a Feira das Profissões, tendo como tema: “Um olhar integral ao jovem e sua inserção no mundo do trabalho”. A programação da Feira aconteceu entre 30 de novembro e 01 de dezembro. 

O evento teve como finalidade destacar as características relevantes de cada área profissional oferecendo aos jovens os diversos caminhos profissionais que estes podem optar. 

No primeiro dia de apresentações, foi trabalhado as disciplinas eletivas: “Piaui, habla espanhol” e “Nas trilhas do Piauí”, com stands expondo a culinária, a cultura, a literatura, a música e a dança dos países que falam a língua espanhola como Argentina, Espanha, México, Uruguai, Paraguai e Colômbia. As apresentações incluíram a cultura, literatura, música e dança do estado do Piauí.

Os estudantes acompanharam no segundo dia de apresentações uma palestra direcionada ao curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, pelo professor Eng. Elétrico José Edicarlos Gomes Lustosa. Em seguida, os alunos expuseram temáticas relacionadas às suas profissões dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Farmácia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Sistemas de Energia Renovável.  

Foram enfatizadas as seguintes temáticas: Evolução histórica do celular; Evolução histórica das redes de computadores; Exposição dos órgãos dos sentidos; Exposição de microempresas de alimentação. Também foram realizadas atividades com encenação de primeiros socorros, manipulação de sabonetes e perfumes, uso de plantas medicinais no tratamento de doenças, sustentabilidade e meio ambiente e o uso da energia renovável. 

Segundo o diretor do centro profissionalizante, Edson Batista Pereira, a Feira das Profissões vem sendo um momento importante para os estudantes.

"Para os estudantes do Ensino Médio Profissionalizante, a Feira é o momento oportuno para despertar o interesse deles para o mercado de trabalho. O espaço é propício a apresentar as instalações físicas e as atividades desenvolvidas na escola, bem como dar visibilidade ao trabalho de ensino e aprendizagem realizado na instituição", informou.

Durante os dois dias, a feira recebeu estudantes de escolas da região, a comunidade em geral e Técnicos da Unidade de Educação Profissional e da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação/Seduc, Leda Alves Coelho e Maria do Socorro Gomes Pereira.