Escola Luís Teixeira realiza IX Feira de Ciências nesta sexta (09)

               

Abordando a importância da Agroecologia para o futuro do Planeta Terra, a Unidade Escolar Luís Teixeira, localizada na cidade de Luzilândia, realizará nesta sexta-feira (9) na praça João José Filho, a partir da 18h da tarde, a culminância da nona edição da Feira de Ciências, trazendo o tema “Agroecologia: Plantando sementes para o futuro".


A nova edição da feira irá incentivar a comunidade estudantil a produzir árvores frutíferas por diversas técnicas de plantio (germinação, alporquia, enxertia etc). Os 257 alunos de Ensino Médio integrados na unidade de ensino, ficaram responsáveis, cada um, por cultivar individualmente, uma árvore. As mudas cultivadas serão doadas
para a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Luzilândia. Em grupos, os estudantes irão desenvolver projetos agroecológicos com diversos cultivos e técnicas de manejos: adubação, irrigação, sistema de cultivos (hidroponia, semi-hidroponia e convencional).


O professor de Física e idealizador do projeto, Leonardo Lopes, conta que o desenvolvimento do projeto aconteceu durante os últimos 90 dias e mobilizou os estudantes a trabalharem as disciplinas de Ciências da Natureza para a sua culminância.


“Esse projeto integra as disciplinas de Ciências da natureza: Física, Química e Biologia. Na parte de Biologia os alunos precisam estudar as espécies de plantas e suas características. Na parte de Química tem toda a parte que envolve adubos orgânicos, fertilizantes e agrotóxicos. Já na parte da Física temos toda a parte estrutural, como por exemplo: o sistema de irrigação, envolvendo a mecânica dos fluidos e tanto outros conceitos. Por fim, o projeto propicia aos alunos a possibilidade de cultivarem seus próprios alimentos em pequenos espaços ou, até mesmo, produção em grande escala", explica.


Ao fim do projeto, a instituição almeja fazer a doação de 500 mudas para a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Luzilândia, que, em solenidade posterior serão plantadas nas principais avenidas da cidade, em substituição a árvores danosas, para beneficiar a população local.