Aluno da Rede Estadual conquista a prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática

O estudante Ruben Francys Oliveira Araújo, matriculado na Unidade Escolar Estado da Paraíba, em Esperantina-PI, foi destaque conquistando a medalha de prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática 2022.

Entusiasta das olimpíadas de conhecimento matemático, o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental iniciou os estudos para as competições por iniciativa própria com videoaulas, revisões de conteúdos, simulados de provas. Após este despertar, Rubens contou com o suporte familiar e da escola para enfrentar as provas, segundo a gestora escolar Maria Diva.

“Ele despertou o interesse por participar das olimpíadas científicas, OBMEP, Mandacaru e outras, e sempre houve um grande incentivo por parte da família. Na Escola sempre há a motivação dos professores e gestão, incentivando os alunos a participarem das atividades científicas e esportivas”, disse.

Rubens conquistou a medalha de prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática, no nível Luiz Gonzaga, referente aos alunos do 6º e 7º anos do EFII. A aplicação das provas aconteceu ainda no mês de agosto.

Na escola são incentivadas as participações em atividades esportivas como Jiu-jitsu, futebol, judô e também olimpíadas científicas. O histórico de participações em olimpíadas e conquistas esportivas é celebrado pela gestão escolar.

“A aluna Thayana Maria Silva Custódia, do 6º ano do Ensino Fundamental, ganhou medalha de bronze, competindo no esporte de Luta - Estilo Livre Feminino nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 – JEB’s, no Rio de Janeiro, e prata nos Jogos da Juventude em Teresina – PI. Além disso, temos duas alunas participando do projeto Vereador Mirim, sendo as mesmas eleitas vereadoras mirins empossadas, representando a comunidade Escolar na Câmara Municipal de Esperantina-PI”, informou Maria Diva.

A Unidade Escolar Estado da Paraíba possui 292 alunos matriculados no ano de 2022, nos turnos manhã e tarde, sendo 98 alunos do Ensino Fundamental na modalidade Regular do 6º ao 9º, 113 alunos do Ensino Fundamental na modalidade EJA e 81 alunos do Ensino Médio na modalidade EJA, além de 03 alunos atendidos na turma do AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Olimpíada Mandacaru de Matemática

A Olimpíada Mandacaru de Matemática é uma competição dirigida aos alunos do Ensino Fundamental II, até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

Criada em 2021, a competição busca contribuir para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca valorizar a cultura nordestina, possibilitando que um maior número de brasileiros possam ter acesso a informações da região nordeste.