Seduc promoveu mais de 200 h/a de formação continuada para educadores em 2022

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por meio da Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE), cumpre o papel de promover a formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino e somente em 2022 já são mais de 200 horas e formações presenciais, on-line ou híbridas. O foco principal tem sido o Novo Ensino Médio, que está em processo de implantação desde 2021.

A UTECE é um setor concebido em 2019 que tem por objetivo dar maior cobertura ao Programa de Formação no Chão da Escola, que já funciona desde 2016. Com a pandemia no ano de 2020, a proposta principal, que era de levar as formações ao chão da escola, deu lugar a formatos híbridos ou totalmente on-line com auxílio do Canal Educação e um canal do YouTube Exclusivo do Chão da Escola: https://www.youtube.com/@FormacaonoChaodaEscolaPiaui/streams

“Com essa nova onda do Ensino Médio em todo o país, a pandemia e os desafios que passamos nos últimos anos, a Seduc Piauí entendeu que era necessário fazer uma formação constante e dividida em tópicos que pudessem atender todos os públicos e em cada área do conhecimento para dar suporte e garantir ainda mais qualidade na educação do estado. Montamos um plano de ação para gerenciar todo esse processo e construímos coletivamente uma política de formação dos profissionais da educação básica do estado”, explicou Elenice Nery, diretora da UTECE.

Na proposta principal da ação, a UTECE propôs encontros periódicos, com envolvimento de mais de 45 profissionais de setores ligados ao ensino da secretaria, com temas que iam de ofertas nas seguintes dimensões: Gestão, Pedagógica, Administrativa e Socioemocial das escolas. “Tudo isso envolveu uma integração de esforços e trabalho de setores estratégicos da Seduc. Essa troca gerou muito conhecimento e conseguimos pôr em prática, tirar dúvidas e até diagnosticar os pontos que precisam ser mais trabalhados”, disse Ellen Gera, secretário de Estado da Educação.

Para a formação do Novo Ensino Médio, o estado fechou parceria com o Instituto Unibanco (IU) e um plano para o triênio 2022-2024 foi montado. Para cada ano foi construída uma trilha formativa específica para professores e coordenadores pedagógicos.  “Todas essas formações, ou pelo menos a maioria delas, têm garantido certificações aos professores que participam. Organizamos nessa sistemática para garantir que essa educação possa construir e enriquecer seus próprios currículos e eles tenham isso para toda a vida profissional”, explicou Elenice.

Entre as formações promovidas pelo Canal da UTECE, no YouTube, no primeiro semestre de 2022, estão as seguintes:

Além das formações citadas acima, também foram promovidos, no Canal Educação,  encontros quinzenais para professores de cada área do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A proposta principal é orientar os professores sobre à necessidade de integração entre os componentes curriculares das Eletivas, Projeto de Vida e Aprendizagem. Além dessas áreas, a UTECE tem acompanhado a formação do componente Projeto de Vida, que é feito em parceria com o Instituto Paramitas, por meio da parceria Fundação Telefônica Vivo no Programa Pense Grande, que acontece desde 2021 e segue até 2023 com a meta de formar 1350 professores da rede.