Escola de Regeneração é destaque com premiações em Olimpíadas Científicas

Com 66 medalhas e 1.219 certificados conquistados, a Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, alcançou quase 1.300 premiações somente no ano de 2022, fruto do desempenho dos estudantes com a participação nas Olimpíadas Científicas realizadas na escola e na competência dos professores em meio a orientação necessária para a execução das provas.

“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores, novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais. As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante. Sendo, portanto, uma proposta fundamental no currículo escolar”, enfatiza o diretor da instituição de ensino, Ismael Dantas, sobre a importância das olimpíadas para o crescimento educacional dos estudantes.

Contando atualmente com um público estudantil de quase 400 estudantes integrados no Ensino Médio, a escola Alberto Leal buscou envolver os alunos durante o ano letivo em todas as olimpíadas cientificas e para a preparação deles foi criado o Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento (NOIC) no qual os professores realizam a preparação dos estudantes paralela as aulas diárias.

“O NOIC tem sido essa ferramenta essencial para a preparação constante e a introdução e consolidação da escola como uma instituição que enxerga nas olimpíadas cientificas um meio para descobrir novos talentos. Com essa proposta de incentivar a participação em olimpíadas de todas as áreas do conhecimento, o estudante vai identificando a área de maior afinidade e se inserido nos modelos de preparação”, completa o diretor.

As Olimpíadas Científicas são competições para estudantes do Ensino Fundamental ou Médio e têm como objetivo incentivar e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento. Algumas consistem em provas teóricas, outras em fazer programas, experimentos, e até mesmo debates. Dentre elas estão: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e(ou) Privadas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), além de outras.

Abordando temas de determinadas áreas de conhecimento específicas, as olimpíadas contam com a supervisão de um professor da respectiva área, de cada escola, que se dispõe a orientar os estudantes na preparação para a realização dos exames. Ao fim, os melhores resultados promovem medalhas aos estudantes pelo mérito obtido, somado a aquisição de conhecimento que todos eles adquirem.