SEDUC participa de reunião em Parnaíba para lançamento da nova etapa do Parfor em 2023

"O Parfor é de extrema importância para a rede estadual por conta da grande oferta aqui em Parnaíba, pois estamos ofertando os cursos de Educação Física, História e Pedagogia em 1ª Licenciatura e Geografia em 2ª Licenciatura”, relatou Lourdes Lopes, Superintendente de Ensino Superior (Supes), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), durante a reunião, em Parnaíba, na última segunda-feira (5), que tratou sobre os cursos e vagas aprovados para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Parfor (Parfor) UFPI, na etapa 2023, do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica.

O evento aconteceu no auditório central da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e reuniu a coordenadora Institucional do programa no estado, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; coordenações de cursos; a Secretária de Educação de Parnaíba, Maria de Fátima da Silveira Ferreira;  representantes da Rede de Educação Básica de 08 municípios piauienses: Parnaíba, Cocal dos Alves, Bom Princípio, Esperantina, Caxingó, Cocal, Piripiri e Cajueiro da Praia, além de Tutóia - MA, Magalhães de Almeida – MA, Barroquinha – CE, Chaval – CE. Também participaram a representante da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), Maria do Rosário de Fatima Vieira da Silva; a vice-prefeita de Tutóia-MA, Maria do Carmo Pereira Vieira; o Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, José Natanael Fontenele de Carvalho, além da superintendente da Seduc.

Lourdes explicou que estão sendo ofertados os cursos de Educação Física, História e Pedagogia em 1ª Licenciatura e Geografia em 2ª Licenciatura. “A 2ª Licenciatura é a formação que a maioria dos nossos professores da rede estadual estão em busca. O programa em si traz grandes oportunidades aos professores porque além de ser presencial, funciona no período em que os professores estão de férias, então o estado tem buscado essa parceria junto com as Instituições de Ensino Superior na divulgação e mobilização para levar essa oportunidade aos nossos professores de todo o estado”.

A professora Glória Ferro falou sobre a importância do momento e ressaltou a importância do regime de colaboração para a continuidade do programa no estado do Piauí. “Precisamos promover uma ampla articulação para garantirmos a continuidade do Parfor na microrregião litoral piauiense e, para tanto, podem contar com o compromisso da UFPI”, disse a coordenadora, convidando todos os participantes a se engajarem nessa luta.

COMO OS PROFESSORES PODEM PARTICIPAR?

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/) até 18 horas do dia 06/01/2023 (Horário Oficial de Brasília). A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 11/01/2023 até 18h do dia 28/02/2023 (Horário Oficial de Brasília).

A proposta da UFPI para implantação de novas turmas no âmbito do Parfor levou em consideração as regras e os requisitos estabelecidos no Edital Nº 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes). Estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos de Educação Física, História, Letras – Libras, Letras Português, Pedagogia (1ª Licenciatura) e Geografia (2ª Licenciatura), distribuídas nos municípios de Floriano, Luzilândia, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí.

Fonte: comunicação UFPI