Estudantes debatem sobre bullying e outros temas em atividade do Ceti Pedro Sá

Diversos temas do universo dos estudantes encarados como tabus são cada vez mais incentivados a serem discutidos no espaço escolar. A gestão pedagógica do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Pedro Sá, localizado no município de Oeiras, distante 295 Km da capital Teresina, promoveu junto aos estudantes os debates com o tema "Elementos que podem interferir no meu projeto de vida".

A atividade envolveu os mais de 300 estudantes matriculados no Ensino Médio que produziram na disciplina Projeto de Vida os estudos, pesquisas, entrevistas, gravações, produções de vídeos. O projeto faz parte de uma série de ações desenvolvidas no Ceti a partir de situações ocorridas no ambiente escolar.

Os estudantes foram divididos em grupos e para cada subtema foi proposto uma atividade envolvendo: Sexualidade/Gênero (turma 1º A); Modelos familiares (turma 1º B); Assédio e violência sexual (turma 1º C); Indisciplina (turma 2º A); Controle emocional e automotivação (turma 3º B); Valores humanos (turma 1º D); Uso das tecnologias - crime cibernético (turma 2º B); Gravidez na adolescência (turma 2º C); Drogas lícitas e ilícitas (turma 3º A); e Bullyng (turma 3º C).

As apresentações aconteceram no auditório da escola por meio de apresentações como: peças teatrais, danças, músicas, paródias, poemas, filmagens, programas de TV, dentre outras.

De acordo com o diretor da escola, Edgar Pereira, o espaço escolar propicia trabalhar temas que vão além da rotina escolar.

"O projeto teve como objetivo identificar situações problemas que acontecem na adolescência, perceber e prevenir. Estamos em um espaço importante para incentivar os estudantes a refletirem em suas vivências que antes de qualquer ato deve-se pensar para não ter consequências ruins. O evento foi muito positivo com o engajamento de todos e mostrou que podemos mudar e melhorar acerca de nossas ações na escola ou fora dela para toda a vida", declarou o gestor.

As apresentações tiveram como público os estudantes, professores e convidados representando o Conselho Tutelar, a 8° Gerência Regional de Educação, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Agente de Circuito de Gestão, Técnica da Escola, Comissão de Comitê de Mediação de Conflitos e Equipe Multiprofissional.