Estudantes piauienses são destaques na Mostra Brasileira de Foguetes


Provando seus esforços e dedicações no que se propõem a fazer, os estudantes piauienses vêm alcançando atualmente grandes destaques em âmbito nacional, seja por projetos educacionais, olimpíadas de conhecimento ou aprovações para o ensino superior.


Para os estudantes Walison de Jesus Moraes, Gabriel Caldas, Kaio Santos, Carlos Daniel Rodrigues, Eduardo Gonçalves e Ivo Otávio Silva, os resultados alcançados não foram diferentes. Integrados na Unidade Escolar Luis Teixeira, situada na cidade de Luzilândia, a 240 quilômetros de distância de Teresina, os alunos conquistaram duas medalhas de ouro e troféus com a participação na 34ª Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).


“Para nós, enquanto Instituição Pública Estadual, fica o imensurável prazer de compartilhar com toda a nossa comunidade estudantil a gratidão a todos que, direta e indiretamente, contribuíram e torceram para que mais essa conquista chegasse às nossas mãos. Essa viagem se torna um marco na vida de cada um, de forma positiva, significativa e também de incentivo para continuar acreditando que estudar vale muito a pena. Sem o apoio, a parceria de cada um, nada seria possível. E vamos estudar e acreditar, que ano que vem tem muito mais”, declara a gestora da instituição de ensino, Gardênia Boiba, em meio a um imenso sentimento de alegria e gratidão pelas conquistas alcançadas por seus estudantes.


A 34ª Jornada de Foguetes da MOBFOG foi realizada entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro no Hotel Fazenda Ribeirão, localizado no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio de todo o território nacional se reuniram para participar da competição que consistia no lançamento de foguetes, construídos pelos mesmos, a base de garrafas pet e solução de bicarbonato com vinagre.


Antes de competirem nacionalmente, os estudantes participaram de competições internas em sua escola sobre a orientação do professor da disciplina de Física, Leonardo Lopes, onde foram selecionados e alcançaram 3 medalhas de ouro e 3 de bronze. Segundo a diretora Gardênia foram realizados mais de cem lançamentos de foguetes ao longo do ano para a preparação.


Todos os alunos receberam um certificado de participação na Jornada de Foguetes, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além da distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.



Mostra Brasileira de Foguetes


A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.