Feira de Robótica dos alunos da rede estadual acontece na Seduc


Feira de Robótica dos alunos da Rede Estadual acontece nesta sexta 18, das 9h às 11h, no pátio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A feira é a culminância do Projeto de Robótica com a apresentação dos projetos de Automação e Carros de Roda construídos pelos alunos dos polos de Robótica da rede estadual.


A feira e o projeto têm o intuito de fortalecer a educação a partir da tecnologia por meio do Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker), implantado pela Secretaria de Estado, com a oferta de oficinas práticas de robótica para estudantes da rede. 




O coordenador pedagógico dos projetos, Ranildo Lopes, relata que a equipe da Seduc possui cinco professores que realizam treinamentos para outros professores, que são replicadores de robótica nas escolas. Além de quatro polos extras, onde são ministradas aulas de robótica para alunos da rede estadual aos sábados, criando experimentos tecnológicos. “Ao final do curso, eles recebem certificação. Fora os polos, temos em torno de 12 escolas com oficinas de robótica em Teresina, e já estamos aguardando a autorização para atuarmos em mais 20 escolas no interior do estado”, comemora. 


Esse é um passo importante da educação em nível de Estado. "A robótica, hoje, é um misto de várias áreas. Computação, tomada de decisão, programação. Isso é o chamado pensamento computacional, além da parte de elétrica e física, matemática, lógica. Além disso, as ideias de novas abordagens e a resolução de problemas", afirma Ranildo. 



De acordo com o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, desde 2017, o treinamento para professores das escolas públicas replica a robótica em toda a rede. “Esse projeto da Superintendência de Ensino da Seduc, permite a qualificação dos profissionais. São 24 professores do interior que estão fazendo o treinamento e mais de 50 professores já passaram por isso, com projetos de robótica e automação. Eles também serão multiplicadores. São mais de 60 alunos atendidos aos finais de semana”, afirma.