Liceu Piauiense comemora os seus 177 anos de fundação

Em alusão aos seus 177 anos de fundação, o Centro Estadual de Ensino de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), localizado no Centro Norte de Teresina, realizou, na manhã da sexta-feira (28), uma solenidade especial como comemoração do seu aniversário junto à comunidade escolar.


“É com muita alegria que me faço presente aqui para comemorar os 177 anos do Liceu Piauiense. Quero parabenizar a todos vocês pelo belíssimo trabalho que é realizado aqui através dos professores, coordenadores e a gestora por desempenharem um papel de compromisso com a educação. Quero também parabenizar os alunos pela conquista alcançada no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) e pelos esforços de vocês nos estudos”, declarou em seu discurso, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.


Dentre os profissionais da educação que marcaram presença no evento, estiveram o diretor da 4ª Gerência Regional de Educação, Tarcísio Pires; a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, Maria José Mendes Neta; a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, Viviane Carvalhedo; a diretora da rede de ensino, Samara Santiago; além dos estudantes que compõem a escola.


"Atualmente atendemos 450 alunos em tempo integral, com profissionais comprometidos em ofertar uma educação de qualidade, como tem sido a marca da escola, que tem quase dois séculos e por onde passaram desde cidadãos comuns a notórios, como o poeta Da Costa e Silva e o ex-governador do estado Wellington Dias, recebendo todos o mesmo tipo de tratamento, como tem que ser”, enfatiza a diretora Samara.


A comemoração contou com apresentações artísticas realizadas pelos estudantes e entrega dos chromebooks para os professores, que auxiliarão na gestão do planejamento de aulas. Os alunos também foram homenageados pela conquista no Ideb de 5.2 e altos índices de aprovação no ensino superior. Na ocasião foram entregues medalhas e certificados pelas olimpíadas científicas e esportistas.


Fundada em 4 de outubro de 1845, o Ceti Zacarias de Góis, constitui um patrimônio cultural do Estado, tendo inúmeros piauienses ilustres entre seus ex-alunos. Reconhecido por ser a primeira instituição pública de ensino secundário do Piauí, criado em Oeiras, o Liceu Piauiense foi transferido em 1852 para a cidade de Teresina, onde permanece em pleno funcionamento e, ao decorrer de sua existência, passou por sucessivas mudanças estruturais e organizacionais em diferentes momentos históricos e recebendo outras denominações até ser concretizada com seu título atual.