Conselho Estadual de Educação celebra atuação de ex-presidentes e avanços educacionais

Criado com a finalidade de funcionar como órgão normativo do Sistema Estadual de Educação do Piauí, o Conselho Estadual do Piauí (CEE-PI)  celebrou seus 58 anos de fundação com uma homenagem aos ex-presidentes da instituição nesta quinta-feira (27).

Com a presença de membros atuais, ex-presidentes e ex-conselheiros no plenário, foi reinaugurada a galeria de fotos dos ex-presidentes do Conselho Estadual do Piauí, como uma forma de homenagem aos serviços prestados à Educação.

Atual presidente do Conselho de Educação, Gildete Milu da Silva Sousa,  lembrou os desafios dos conselheiros ao longo dos anos para a constituição das políticas educativas no Piauí.

"Este é um momento singular pois reinauguramos a galeria com a história do conselho e a passagem das pessoas que contribuíram para a educação do Estado. Nós tivemos aí a pandemia como o maior desafio do conselho e trabalhamos diuturnamente para corresponder as demandas das escolas e estamos prontos para superar os desafios que se apresentam, pois o nosso foco maior é garantir a educação de todos os estudantes", afirmou a preseidente.

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc),e membro do CEE/PI, o professor Carlos Alberto Pereira celebrou a homenagem e destacou a importância das funções consultivas e deliberativas sobre matérias relativas à educação.

"Primeiro agradeço estar aqui representando a educação do Estado no Conselho Estadual, que tem o papel de vigiar, normatizar e acompanhar a educação do sistema estadual, então temos uma responsabilidade enorme no desenvolvimento da educação do estado. Ao vermos os mais de cinquenta anos de trabalho que essa casa faz e ver a qualidade da educação que o estado do Piauí mostra para o Brasil que a gente pode tirar aquela certeza do dever cumprido no acompanhamento de desenvolvimento da educação do estado".

CEE/PI

O Conselho Estadual de Educação do Piauí é o órgão regulador do Sistema que compreende escolas públicas estaduais e privadas da Educação Básica e as escolas públicas municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil (públicas e privadas) nos municípios que não dispõem de sistemas próprios e da Universidade Estadual do Piauí. Por força da Lei Estadual Nº 2.489 o Conselho Estadual de Educação do Piauí foi criado em 20 de novembro de 1963.

O Conselho é constituído por 13 (treze) conselheiros titulares e 03 (três) suplentes escolhidos entre profissionais providos de ética, notório conhecimento na área de educação e ilibada reputação, nomeados pelo Governador do Estado após aprovação da Assembleia Legislativa.

Os dirigentes compartilharam suas memórias  e desafios à frente do CEE/PI ao longo dos anos. "O CEE/PI em seus cinquenta anos tem sido respeitado e um espaço predominante da educação por ter em seu quadro pessoas com vivência das políticas e legislações educacional e isto se reflete na superação de desafios para manter minimamente os padrões de uma instituição. É uma alegria ter esse reencontro para compartilhar experiências e modernizar", pontuou o ex-conselheiro e secretário da Educação, Antônio José Medeiros.

Os ex-dirigentes fizeram um balanço de ações importantes para a educação piauiense como as resoluções de instaurar o 9°  ano do Ensino Fundamental, deliberação da Lei de Diretrizes e Bases no Estado e capacitação para os conselheiros municipais. "É um prazer estar neste privilegiado momento. Tivemos muitas figuras importantes para o Conselho de Educação crescer e conseguimos trazer a comunidade para alcançar soluções na educação. Passamos por momentos importantes como as resoluções da LDB e BNCC que nortearam as políticas educacionais no Estado e que sirvam de exemplo para outros Conselhos uma vez que o Piauí tornou-se referência em educação", enfatizou a ex-conselheira Eliana Maria M. Sampaio.