Estudantes do Ceti Pedra Mole realizam ação solidária de doação de sangue

Um ato de cidadania e solidariedade, a doação de sangue é uma ação que salva vidas. Nos últimos anos, as redes estaduais de ensino têm adotado campanhas para sensibilizar alunos sobre a importância de doar sangue para ajudar as pessoas que necessitam, com emergência, da transfusão do tecido sanguíneo para sobreviver.


À exemplo de escolas que abraçam essa causa, o Centro Estadual de Ensino de Tempo Integral (CETI) Pedra Mole, localizado no bairro Pedra Mole, em Teresina, com o objetivo de sensibilizar e envolver a comunidade escolar para participar ativamente no processo de doação de sangue, mobilizou os seus alunos e colaboradores sobre a importância desse gesto e entraram em contato com a Direção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) para agendar uma data e realizar as doações.


“O próprio Hemopi enviou um ônibus para a locomoção dos nossos alunos e colaboradores para realizarem a coleta de sangue. Esse ato é importante porque salva vidas e, partir do momento da doação, os nossos alunos e colaboradores se tornaram doadores 'Amigos do Hemopi' e incentivadores da doação de sangue", disse a coordenadora pedagógica da instituição de ensino, Auzenira Reis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta de doação estabelecida é de 3% a 5% da população de um país, e o Brasil chega apenas a 1,9% desses dados. Nos dias 14 junho (Dia Mundial do Doador de Sangue) e 25 de novembro (Dia do Doador Voluntário de Sangue) são realizadas intensas campanhas para conscientizar e incentivar as doações de sangue pela população, buscando aumentar o estoque brasileiro de sangue coletado, além de ações que acontecem durante o ano com o apoio de instituições. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. 


Quem pode doar?

Para ser um doador, é necessário: ter entre 16 e 69 anos; estar pesando mais de 50kg; estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação; estar descansado, tendo dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos responsáveis.