Pré-Enem Game esquenta preparação para o Enem

“Está sendo uma atividade muito bem organizada. Com o Enem tão próximo, essa ação de hoje, que agrega o que tem na sala de aula com uma forma lúdica, vai nos ajudar a relaxar e absorver melhor o conteúdo”, disse o estudante Cleitovam da Siva, 17 anos, da U. E. Gov. João Clímaco, na edição Pré-Enem Game, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26, no Teresina Hall. O game teve a presença de alunos de escolas da rede estadual de ensino de Teresina e do interior, além de ser transmitido pelo Canal Educação e TV Meio Norte.

A atividade integra as ações de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. A proposta da equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi organizar um evento que pudesse trazer as já conhecidas dicas e também proporcionar momentos de lazer e descontração com provas no estilo gincana para um momento interativo e de muito conhecimento. A governadora Regina Sousa esteve presente e disse que mais do que uma competição, “a ação é a busca pelo conhecimento e não possui adversários. É apenas uma competição saudável”.

No novo formato, a cada nova rodada de resolução de questões, um representante de cada regional era escolhido para responder o ‘Desafio Enem’ e o vencedor ganhava prêmios na hora. Todas as áreas de conhecimento, presentes nas provas, foram contempladas na atividade. Até desafio de canto os estudantes participaram para demonstrar seus talentos, ao vivo, para toda a plateia.

A Nívea Maria, 17 anos, estudante do 3º ano do CETI Didácio Silva, conta que pretende fazer vestibular para Letras ou Direito e nunca tinha visto um formato como esse para uma revisão.

“Eu nunca tinha visto essa estrutura, esse formato e essa forma interativa. Estava acostumada a ver o professor dando aula e nos repassando o conteúdo, mas estou gostando muito desse momento. A gente aprende e ainda se diverte muito. Nossa escola tem torcida e animação não falta”, disse Nivea.

Além de estudantes das escolas de Teresina (4º, 19º, 20° e 21º Gerências Regionais da Educação), jovens da U. E. Martim de Pinheiro, de Palmeira do Piauí, também estiveram presentes. Jhayane Sousa, 17 anos, do 3º ano da escola, disse que recebeu o convite da gestão da sua escola e achou interessante o novo formato de revisão. “Eu quero ser médica veterinária e vim hoje para ver as dicas. Eu estou adorando aqui hoje e a organização está de parabéns”, disse a aluna.

A coordenadora de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, explica que, a 18 dias para aplicação nas provas, o Pré-Enem já realizou 42 revisões e diversas ações para preparação dos estudantes. Até o dia da prova ainda serão realizadas mais 6 revisões com finalização no dia 10 de novembro, com o Corujão da Vitória, que terá 12 aulas das 20h às 6h, no Teresina Hall.

“Nós estamos fazendo um formato totalmente novo, que é uma revisão agregada à gamificação, com gincana para os nossos estudantes, pois nesta reta final eles estão precisando de mais leveza e precisamos trabalhar os pilares de acompanhamento: o equilíbrio emocional, orientação alimentar e questões também relacionadas ao preparo físico para que ele vá pra prova bem preparado”, explicou Viviane.