Meio ambiente é tema de atividade em Boa Hora e resulta em revista feita pelos estudantes

O meio ambiente e a reciclagem de plástico foram temas de uma atividade no CETI Pedro Coelho de Resende, localizado em Boa Hora, que resultou em uma revista impressa e digital sobre o tema. Os estudantes do 1º ano do ensino médio realizaram pesquisas e construíram o material dentro das atividades propostas em sala de aula para incentivo ao protagonismo e à produção de conhecimento a partir de evidências. 


A escola, que fica a 100 km de Teresina, oferta ensino médio integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possuí um total de 794 estudantes matriculados. Assim como toda a rede de ensino estadual, a instituição vem trabalhando o novo ensino médio para promover uma formação integral onde o jovem possa protagonizar ações que aliem teoria e prática em assuntos com relevância social através de Projetos Integradores e Seminários. No mês de setembro o tema foi o plástico e a culminância foi o lançamento da revista.  

“A revista teve como título: Plástico Possivelmente Reutilizável, e possui entrevistas com a secretária de meio ambiente de Boa Hora, Jessica Simone Rezende, e da diretora da escola, Francisca Resende. Ela trata do descarte de lixo em casa e na escola. Nossa proposta foi mostrar como esse lixo é descartado em nossa cidade”, explicou a professora de matemática, Jaciara Carvalho, uma das responsáveis pela atividade. 

A ação envolveu várias áreas e teve a participação de professores de vários componentes curriculares. Todos os meses a coordenação pedagógica sugere um tema para ser trabalhado em sala de aula. 

“No mês de setembro trabalhamos com relação ao descarte desse plástico e no final tínhamos que montar uma revista e nessa revista optamos por pegar todos os documentos produzidos por esses estudantes como as redações, a parte de reciclagem, depoimentos, entrevistas e todo o conteúdo para deixar o material à disposição de outras turmas”, explicou Jaciara. 

Piauí já realizou mais de 200 horas de formação na rede estadual para o Novo Ensino Médio 

O processo de implementação do novo Ensino Médio avança no Piauí e a principal frente de trabalho tem sido a capacitação da equipe com a realização de formações regionais e outras voltadas, exclusivamente, para professores por áreas do conhecimento. Desde 2019, quando foi realizado o I Seminário regional, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acumula mais de 200 horas de atividades que tornam a implementação exitosa e as boas práticas já são evidenciadas nas escolas. 

Em 2020, com o currículo já pronto, foi realizado o II Seminário voltado à consulta pública do documento, para que fosse aprovado por toda a comunidade antes de ser enviado para o Conselho Estadual da Educação (CEE). Já em 2021, com o currículo aprovado, aconteceu o III Seminário voltado a um planejamento para o plano de implementação. Agora em 2022, será realizado o IV Seminário para fazer um diagnóstico dessa implementação que está acontecendo em toda a rede.

As primeiras formações estavam concentradas nas equipes de cada um das 21 Gerências Regionais da Educação (GRE) presentes no estado. Isso se dá pela importância de atender a cada região e escola com respeito às suas individualidades e realidades. 

CONFIRA AQUI A REVISTA COMPLETA