Estudantes já podem solicitar isenção da taxa do vestibular do IFPI

Ascom


Os estudantes da rede estadual de educação terão uma nova oportunidade de ingresso no Ensino Superior, isso porque o Instituto Federal de Educação (IFPI) abriu edital para 2.265 vagas ofertadas em 58 cursos e em 17 cidades piauienses. 

Os cursos serão de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. O edital foi lançado e as inscrições acontecem entre os dias 10 de novembro e 12 de dezembro. O interessado deve fazer a inscrição exclusivamente pelo site da instituição.

Os estudantes poderão ter acesso ao sistema de cotas desde que sigam os seguintes critérios: pessoas com deficiência oriundas de escolas públicas, pessoas que se declarem pretas ou pardas também oriundas da educação pública, alunos que não se encaixem nas cotas anteriores, mas que tenham estudado em escola pública ou em particular com bolsa integral. 

A taxa de inscrição para o vestibular do IFPI é de R$ 40. A solicitação da isenção da taxa pode ser realizada até o dia 31 de outubro. Para isso, o candidato precisa comprovar ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. 

As provas serão realizadas no dia 15 de janeiro, e terão duração de 5 horas. O certame conta com 60 questões objetivas, abordando as mesmas áreas cobradas no Enem, que são: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além das questões, o aluno será submetido a uma redação. 

O candidato deverá optar, no ato da inscrição, por uma língua estrangeira: inglês ou espanhol. A prova objetiva valerá 60 pontos e a redação 20 pontos, totalizando o máximo de 80 pontos. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro.

Clique a seguir e confira a página de inscrição https://selecao.ifpi.edu.br/