Escolas de Teresina participam da etapa Polo do V Circuito de Ciências

Tendo como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o Circuito de Ciências a fim de popularizar a ciência com atividades que fortaleçam o letramento científico e a capacidade investigativa entre alunos para solução de problemas, chega a sua V edição.  


Com a participação dos estudantes das as escolas da rede que foram inscritas, a Seduc organizou o Circuito de Ciências em etapas locais, regionais e por polos, que, reunidos em equipes, sob supervisão de dois professores, produziram banners e realizaram a apresentação do projeto. 



“Esse é um excelente projeto, a gente sabe da importância que ele tem pra educação do estado e do país, principalmente para nossos estudantes, isso fomenta o conhecimento deles, a pesquisa, a profissionalização desses estudantes e no direcionamento profissional na carreira desses alunos”, comenta o professor Alberto Machado, coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc. 


Luis Bruno, estudante do 2º ano do ensino médio contou que seu grupo colocou dois projetos em prática. “Unimos dois projetos com a energia eólica e a irrigação sustentável para favorecer a nossa cidade que possui um grande problema com isso, com a falta de água tendo em vista que dependemos da agricultura para poder alimentar os moradores e com nosso projeto, com mais estudos e mais testes, vamos conseguir colocar em prática um dia e esperamos ver nosso projeto em vários lugares do mundo, com energia eólica contínua, baixo custo e acessível”, afirma o estudante.  



“Estamos na quinta edição do circuito. Fiz questão de passar pelos espaços pra ver os trabalhos e sentir o que os alunos estão produzindo, o que eles estão refletindo, o que eles estão pensando. Quem faz ciência descobre, descobre, imagina, é criativo e aqui a gente vê um amadurecimento científico dessa meninada todinha.  Pra nós que fazemos a educação é de suma importância essa chave, porque é a chave da virada e ela tem um sentido educativo natural, que é o incentivo de despertar para os nossos educandos a necessidade de aprendizagem e ela é focada na necessidade da gente obter resultados que facilitem a nossa vida, daqui nascem vários produtos. Estamos dando o passo de construção da independência científica de cada pessoa e isso pode virar um presente. Podendo virar uma empresa, um produto. A criança amadurece com uma construção sólida que a educação lhe traz”, afirma, o Superintendente de Ensino da Seduc Carlos Alberto Pereira. 


Todos os estudantes e professores participantes do projeto receberão certificados e medalhas emitidos pela Seduc. Já as escolas selecionadas em 1º lugar de cada modalidade serão premiadas com um troféu e uma TV 55 polegadas.


Matéria: Marconni Lima e Helder Rocha

Fotos: Leandro Matos