Intérpretes de Libras compartilham experiências durante o webinário Setembro Bilíngue


Destinada à comunidade surda e profissionais da Educação, que atuam como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi realizado o I Webinário Setembro Bilíngue. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), aconteceu nesta quarta-feira (28), no formado híbrido, presencial e on-line, no auditório da Escola Fazendária.


Transmitido, também, pelo Youtube do Canal Educação, a abertura do encontro contou com a intepretação do Hino do Piauí na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, em seguida, foi aberta a mesa de diálogo com o intuito de relacionar os caminhos para ampliar a inclusão deste público, bem como as experiências na Rede Estadual de Ensino.


Com o tema “Libras em todas as mãos”, as temáticas compartilhadas dos profissionais abordaram a Inclusão e o Bilinguismo; Surdo Atuante na Pesquisa Cientifica; O Intérprete Educacional: o Ideal e o Real e A importância da Associação dos surdos em Teresina.


Ana Ruti de Souza Quadros, membra do grupo de doze profissionais dedicados a Libras que integram o Canal Educação, é responsável por traduzir os conteúdos proferidos pelos professores durante as aulas das modalidades de ensino, seminários, fóruns e grupos de trabalho. Ela aponta que o momento é importante para a comunidade e será ampliado em outras edições.


“O primeiro webinário marca a nossa entrada no Canal Educação e a gente se sente muito feliz em proporcionar esse momento de conscientização, não só para falar um pouco da comunidade, mas, também, do nosso papel como intérprete de libras. O evento está sendo proveitoso e a expectativa é fazer algo maior nas próximas ações”, afirmou a intérprete.


Em sua fala inicial, a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, comentou a importância da iniciativa para ampliar o tema na Rede Pública. “É importante ressaltar que o momento inaugura uma agenda de cuidados com a comunidade surda ao pensar como se comporta, quais são os seus anseios, as perspectivas e o que eles precisam para se sentirem incluídos em todas as agentes da Educação. A Secretaria de Educação mantém uma Gerência de Educação Especial que cuida de toda a execução das estratégias do público com necessidades especiais em geral, logo, somamos esforços para que o público se sinta incluído em todos os cenários”, afirmou Viviane.


A primeira edição do webinário visou promover o protagonismo surdo e tratar de questões importantes para o público. Os diálogos propostos devem chamar atenção para a necessidade de inclusão e respeito à população surda no Brasil, além da garantia e permanência de seus direitos.