Caravana Itinerante chega a Floriano e Uruçuí formando gestores da educação

Com o objetivo de refletir sobre os dados e políticas educacionais da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando momentos de análise e reflexão dos dados educacionais em todas as Gerências Regionais de Educação do Piauí (GRE). A Caravana Itinerante chega esta semana a Floriano e Uruçuí, trocando experiências, sanando dúvidas e minimizando desafios com gestores e técnicos de ensino e gestão da 10ª GRE e 11ª GRE.

Regina Célia, gerente de Ensino Médio da Seduc, revela que são dois dias de encontro com roda de conversa, diálogo com os gestores escolares, com o trio gestor da gre, olhando para implementação do novo currículo do ensino médio. “Temas como Circuito de Gestão, plano de ação das escolas, a execução das tarefas e ações, a fase 2 do Programa Juntos pra Avançar, o planejamento de 2022, matrícula, fluxo, PPP , Censo 2022 e a Implementação do Novo Curriculo do Ensino Médio estão sendo discutidos. É um momento de muita troca de experiência, vivência e planejamento, envolvendo as equipes de ensino e gestão da GRE, Seduc e escolas”, relata.

O gerente da 11ª GRE, Daniel Guimarães, enfatiza a importância do encontro que serve como troca de conhecimento entre os diversos setores educacionais. “Foi uma roda de conversa muito importante, traçamos os pontos cruciais, recebemos orientações positivas e por isso agradecemos o empenho da equipe que veio só fortalecer o desenvolvimento da nossa GRE”.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, o acompanhamento pedagógico junto às escolas é muito importante para escutar os gestores, entender os desafios e também socializar as boas práticas.

“Realizamos hoje mais um encontro com sucesso, com objetivo de alinhar as ações pedagógicas com o Trio Gestor da GRE e equipe de Ensino e Gestão sobre os dados educacionais e execução das políticas educacionais da rede nos temas SAEPI 2021, resultado preliminar SAEB 2021, Censo 2022, Busca Ativa, Fluxo (aprovação, reprovação e abandono); Censo 2022; Novo Ensino Médio; Eletivas; Itinerários formativos; Matrizes; Circuito de Gestão, Sistemática de Avaliação”, afirma a gerente.

A Caravana já esteve em Paulistana (17ª GRE), Sã o Raimundo Nonato (13ª GRE), Campo Maior (5GRE). O diálogo trouxe uma proximidade maior fortalecendo todas as ações que vem sendo desenvolvidas pela Seduc.