Programa ‘Meu Primeiro Negócio’ incentiva estudantes ao empreendedorismo

Por: Willame Lucas




Os jovens piauienses que sonham abrir a primeira empresa logo após a conclusão do seu ensino técnico ou ensino superior terão agora o suporte e orientação do Governo do Piauí, com o Piauí Fomento, e Sebrae por meio do programa ‘Meu Primeiro Negócio’. O programa foi lançado nesta terça-feira (28) no Palácio de Karnak com a presença da governadora Regina Sousa, e demais autoridades. 



  

O edital de lançamento do programa ‘Meu Primeiro Emprego’ compreende fomentar a implantação de novas empresas, buscando apoiar e incentivar jovens de 18 a 29 anos de idade com perfil de potenciais empreendedores interessados em promover o desenvolvimento de seu negócio no estado do Piauí. 



  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa do projeto em parceria com a agência Piauí Fomento e o Sebrae da fase de criação até o incentivo dos recém-formados nas modalidades que oferta, como diz a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lourdes Lopes. 

  

“A Seduc, que tem o público-alvo do programa, entra como parceira na formação das câmaras temáticas, no processo seletivo e de divulgação dos projetos. Os estudantes, que em breve estarão formados pela Universidade Aberta do Piauí e no ensino técnico irão participar da seleção e, se aprovado o projeto, terão toda a capacitação e orientação para encaminhar suas empresas”, informou a superintendente. 

  




O público beneficiado será formado pelos jovens em formação que estejam cursando o último período da graduação/curso ou formados, a menos de cinco anos, ambos do ensino superior e/ou cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio;  

  

"Neste momento temos uma geração que necessita de incentivos e o foco principal do programa é o estudante do ensino técnico e superior que precisa deste crédito para criarem seus projetos. O lançamento do edital tende a estimular as iniciativas que eles [estudantes] possam se inscrever e eu espero que estas empresas foquem na inovação, principalmente, de tecnologia", enfatizou a governadora Regina Sousa. 



  

Os projetos compreendem as atividades econômicas de serviços, comércio e indústrias; e terão direito a linha de crédito especial, enquanto MEI, Micro e Pequena Empresa, de até R$ 21.000,00 através do Fundo Especial de Produção. 

  

Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Piauí Fomento), destacou o investimento no segmento dos jovens como forma de impulsionar as iniciativas empreendedoras em todo o Piauí. 

  

“O edital do Meu Primeiro Negócio, anunciado hoje, coloca as condições para que os jovens entre 18 e 29 anos, recém saídos das universidades e das escolas técnicas, possam se atentar ao programa. Teremos critérios como idade, análise de viabilidade, capacitação do projeto com no máximo trezentas inscrições e a seleção das cem melhores ideias que terão financiamento”, informou o presidente da agência.   

  

A inscrição de até 300 pessoas para análise de projetos, respeitada a ordem cronológica de envio das fichas de inscrição, prevê a seleção em quatro etapas eliminatórias. Serão classificados até 100 melhores ideias de negócio. O Sebrae/PI garantirá 20 horas de consultoria financeira a cada um dos 100 empreendedores contemplados com o crédito.