Mais de 800 Estudantes Seduc avançam para a segunda fase Torneio de Matemática das Escolas Estaduais |
Artista piauiense se forma na Escola do Teatro Bolshoi
Um sonho de muitos, mas uma conquista para poucos. Ingressar na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, no Estado de Santa Catarina, única Escola do Bolshoi fora da Rússia, é uma chance excepcional na carreira daqueles que apreciam e vivem arte. Esse sonho foi conquistado por Filipe de Jesus Paulino. Hoje com 20 anos, é formado em Dança Clássica e agradece ao Governo do Piauí e à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) pela oportunidade.
Filipe saiu de Teresina com 11 anos de idade. Mesmo lutando contra a saudade de casa não desistiu do sonho. "Ficar longe de casa foi o mais difícil, principalmente longe da minha mãe. Eu era muito pequeno e não tinha certeza ainda do que realmente queria, mas quando surgiu essa oportunidade não pensei duas vezes e agarrei com todas as forças", relata.

O artista sonha em retribuir a oportunidade que teve e passar para os que não tiveram a mesma sorte tudo que aprendeu na escola. "Pretendo, no futuro, voltar para Teresina e passar meus conhecimentos para crianças e jovens da minha cidade", diz Filipe.
A Seduc mantém convênio com o Bolshoi, que possibilita aos alunos de escolas públicas uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante. Além do ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de urgência/emergência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio.

Em 2012, Filipe recebeu diploma de formação e teve a oportunidade de assinar contrato com uma escola em Vancouven, Canadá, onde passou um ano. Além de conhecer outra língua, hoje, se diz mais preparado para o mercado de trabalho. "Terminei meu contrato no final do ano passado, e já no próximo mês, vou para o Rio de Janeiro participar de uma Audição (teste para atuar em companhia profissional)", frisa Filipe.

Este ano, seis alunos da rede pública de ensino foram selecionados para ingressar na escola. A seletiva final aconteceu no último dia 7 de maio, no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF).
Os alunos Kewin Gabriel da Silva Madeira, Klésio Teixeira Santos, João Victor Soares Gonçalves e João Victor Santas, viajam para Joinville no próximo sábado, 18, na supervisão da professora Maria do Socorro Nogueira.