Formação para servidores da Educação auxilia nas rotinas administrativas

Por Willame Lucas


A Secretaria de Estado de Educação do Piauí (Seduc/PI), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou nesta sexta-feira (24), no espaço Diferencial Buffet, o primeiro momento de Formação em Práticas Administrativas, curso atrelado a rotinas produtivas em processos, com diferentes graus de urgência e importância da pasta.



A formação teve como público-alvo os servidores das áreas técnicas da sede da Secretaria de Estado da Educação e das Gerências Regionais de Educação (GRE) em todo o Piauí. Os encontros foram divididos em dois momentos e terá a continuação da formação marcada para a próxima sexta-feira (31) presencial e on-line, objetivando contribuir para a inovação dos processos da gestão.

Tarso Rocha, diretor da Unidade Administrativa (Unad) da Secretaria de Educação, relatou o ganho profissional para que todos os departamentos estejam alinhados e as atividades diárias aconteçam como o esperado. “O curso de formação foi pensado para facilitar o entendimento do fluxo processual na secretaria de educação visando a maior eficiência e agilidade em todos os procedimentos internos em que há necessidade de aquisição, de serviços ou de obras”, afirmou o gestor.

À frente da Gerência de Licitação e Obras (GLICO) na Seduc, Marlla Rocha, informou a importância da formação inédita para os servidores da Secretaria de Educação. "Geralmente fazemos cursos voltados para a área educacional e não para a área meio, que é administrativa, então, para ampliarmos a vazão dos processos e dirimir eventuais dúvidas temos este momento com o foco na abertura, o andamento, a celeridade e  os conhecimentos de processos administrativos.

Renata Rodrigues atua na assessoria técnica em contratos e explicou que quando essas rotinas são bem estruturadas torna-se mais fácil alcançar os objetivos planejados. "Em poucas horas de curso conseguimos perceber a importância de melhorar as rotinas para nós servidores. Ao termos o melhor entendimento da tramitação processual e de peças fundamentais poderemos ter análises criteriosas de itens a serem adquiridos em licitações ou contratações diretas, por exemplo", disse.

Os profissionais envolvidos em licitação, contratos, convênios entre as unidades e gerências desde a gestão até o cotidiano escolar acompanharam os treinamentos para organização interna, por meio de metodologias que padronizam as tarefas e otimizam as atividades.



O coordenador de serviços da rede, Martim Mendes, apontou os conhecimentos compartilhados na formação como essenciais para que seus processos funcionem de forma eficiente.

"As atividades de rotinas administrativas são fundamentais para o funcionamento de um órgão como a Seduc que está presente em todos os municípios. Faço o curso de administração  e sei da importância deste aperfeiçoamento do nosso trabalho que tem resultados na ponta, nas escolas. A partir das novas metodologias teremos a melhor conciliação com outros setores visando a celeridade em departamentos com maior dificuldade de fluxo. A capacitação tende a melhorar o nosso trabalho em 100%", informou Martim.