Estudantes de Angical chegam na fase final da Olimpíada Nacional de História

Estudantes do CETI Demerval Lobão, de Angical, são aprovados nas seis primeiras fases da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – 2022 e irão participar da fase final, em agosto, no campus da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. Desde 2020 a escola já participa da competição e neste ano seis equipes se inscreveram com alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.   


De acordo com a professora, Gleyci Kelly de Souza, a preparação para a competição contou com encontros presenciais e online. “Em 2022 a Olimpíada Nacional em História do Brasil convidou seus participantes a refletirem sobre o papel e a importância das mulheres na história e na sociedade brasileira e as professoras realizaram em todas as turmas da escola a divulgação da ONHB, bem como o convite aos alunos para fazerem parte das equipes”, explicou.  


Confira a lista das equipes e fases concluídas:  

Equipe “Guerrilheiros do Piauí”: orientada pela professora Evellyne Araujo e composta pelos estudantes Antonio Kayky Emanuel Moreira Silva, Gabriel Lucas de Silva e João Vitor Barbosa Leal do 8º ano e concluíram 4 fases.  

Equipe “Pilões”: orientada pela professora Claudiane Lira, composta pelos estudantes Enrrylle Gabriel dos Santos Sousa, Ludymila Maria Cavalcante Alves e Maria da Conceição Araújo Monteiro. Concluíram as 6 fases.

Equipe “Raízes Nordestinas”: orientada pela professora Claudiane Lira e Claudiane Lira, composta pelas estudantes Camile de Sousa Bezerra, Lara Caroline da Silva Sousa e Ludimila Ribeiro Gomes. Concluíram 5 fases.  

Equipe “Retiro”: orientada pela professora Gleicy Kelly, composta pelos estudantes Joana Franciele dos Santos Sousa, Lucas Gabriel Lima de Carvalho e Maria Júlia Costa Leal. Concluíram 5 fases.

Equipe “Angivalentes”: orientada pela professora Gleicy Kelly, composta pelas estudantes Irla Tamires Alves Silva, Kauane Beatriz Pereira da Silva e Maria Yasmin Gomes da Silva.  Concluíram as 6 fases.  

  • Equipe “Climério Ferreira”: formada pelos alunos Bárbara Maria Veloso da Costa, Maria Nely Alícia Almeida Feitosa e Letícia Kayrine Gomes nas seis primeiras fases da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – 2022  

SOBRE A OLIMÍADA  

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.  É uma atividade online, desde sua primeira edição, em 2009. Busca, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, potencializar a aprendizagem em ambientes digitais, mas, principalmente, as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.