Estudantes da escola Benjamin Batista participam de palestra sobre direitos políticos

Os estudantes da Unidade Escolar Benjamin Batista, zona Norte de Teresina, participaram na manhã desta quarta-feira (22) de uma atividade voltada à reflexão dos seus direitos políticos. A mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Piauí, Isadora Lemos, dialogou com os estudantes da instituição de ensino sobre eleição e educação, as implicações na escolha.

Pedro Vitor Bezerra Cordeiro, aluno do 3º ano do Ensino Médio, explica que a palestra ajudou a esclarecer muitas coisas sobre a política e a importância do voto consciente.

“Querendo ou não o futuro está em nossas mãos e nós como adolescentes que vamos votar este ano pela primeira vez temos que conhecer mais sobre os partidos, sobre o que cada cargo é responsável, porque eles decidem nosso futuro. Se a gente quer um futuro melhor, a gente tem que votar certo e essa palestra nos ajudou bastante, abriu nossa mente, tenho certeza que depois dessa palestra a maioria de nós alunos e adolescentes, que vamos votar pela primeira vez, vamos pensar mais um pouco, rever o que queremos pro nosso futuro e vamos votar certo. Se todas as escolas tiveram uma palestra como essa, nosso futuro vai ser um futuro bem melhor nas eleições. Todo mundo vai votar certo, todo mundo vai votar consciente e isso vai nos ajudar”, destaca o estudante.

Isadora Lemos pontua que a atividade é voluntária e prima despertar no estudante o interesse pela política e que ele se entenda como um ser social e político. “Essa ação inicia um diálogo sobra a importância do exercício da democracia, através do voto, entendendo o que são os cargos, a trajetória do voto até a atualidade, mas também que a política vai muito além disso e que a participação de um modo geral é muito importante”, finaliza.