Antonino Freire celebra 103 anos com missa em ação de graças


O Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire celebrou nesta quarta-feira, 15, 103 anos de existência. Abrindo a programação, às 9 h, foi celebrada uma missa em ação de graças, envolvendo os funcionários da instituição, alunos e o secretário de educação, Atila Lira, acompanhado alguns superintendentes da Seduc. 

O secretário Atila Lira falou em nome do governador Wilson Martins e destacou a importância que a instituição tem para a história educacional do Piauí. "São 103 anos presente na formação de professores do Piauí. São inúmeros mestres que, como a diretora da casa Aurilúcia Moreira, foram alunos dessa instituição e que hoje colaboram com a educação do Piauí", destacou. Ele anunciou que em breve será inaugurado no Centro um polo da Universidade Aberta do Piauí.

O Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação, conhecido popularmente como Instituto Antonino Freire, e que por décadas ofereceu a qualificação de professores, hoje tem uma nova proposta que abrange a qualificação de todos os profissionais que fazem a rede pública de educação do estado. Além disso, o Centro oferece os cursos técnicos de apoio pedagógico nas áreas de biblioteconomia, secretariado e multimeios didáticos.  

Para a diretora da instituição, Aurilúcia Moreira, que foi aluna do Instituto e hoje é a gestora do Centro, esse é um momento importante em que o  Instituto se fortalece e oferece uma proposta diversificada de formação para os profissionais da educação. Entre os projetos desenvolvidos na casa, está em fase de conclusão a 1ª turma de especialização em Educação do Campo e o Programa Progestão Online, um curso a distância de qualificação dos profissionais da educação.

Na ocasião o secretário também participou da capacitação que está sendo feita para os gestores municipais através do programa Se Liga - Acelera Brasil. "Estamos aqui reafirmando o compromisso de estreitar a relação com as secretarias municipais de educação.Quero colaborar com programas como o Alfabetização na Idade Certa o Se Liga - Acelera Brasil", disse o secretário.