Seduc amplia formação para avaliação de resultados do Ensino Fundamental

Um encontro, na manhã desta quarta-feira, 22, marcou a Formação de Gestores Escolares Fundamental II da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR). Ao todo, 138 profissionais da educação, entre gestores e coordenadores pedagógicos, de 70 escolas da Rede Estadual que ofertam, exclusivamente, o Ensino Fundamental I e II, participaram do evento no Hotel Blue Tree, na Av. Marechal Castelo Branco.  


A formação é parte do programa Jovens de Futuro, que acontece desde 2012 em parceria com o Instituto Unibanco. “Os objetivos dos encontros são promover a garantia da aprendizagem, a redução das desigualdades e a mitigação do abandono e da evasão escolar. São centenas de Unidades Escolares de Ensino Médio e, mais recentemente, de Ensino Fundamental: Anos Finais que recebem o Programa por meio de um método que concretiza a Gestão para o Avanço Contínuo da Educação: o Circuito de Gestão (CdG)”, explicou Marília Aragão, gerente de ensino fundamental da Seduc.  


Os gestores presentes lembram que o momento é parte de um intenso trabalho da Secretaria em poder acompanhar as ações das escolas para garantir o cumprimento do ano letivo. “A escola sempre busca renovar suas atividades, tendo em vista a missão principal das práticas pedagógicas, que é formar seres críticos, reflexivos no atuar e agir na sociedade com diversos temas transversais. Então, é por isso que sempre estamos buscando novos suportes e subsídios para que essas práticas sejam sempre renovadas”, comentou Carolina Ribeiro, gestora da U. E. Arsenio Santos, de Santa Luz, munícipio pertencente a 14º Gerência Regional da Educação da região de Bom Jesus.  


Já do ponto de vista da organização pedagógica, Antônia Rodrigues Mascarenhas, coordenadora pedagógica da U. E. Prof. Adamir Leal, do Dirceu, a formação continuada reflete imediatamente na escola. “Aqui temos norteamento das nossas ações na escola, como os projetos de leitura, de matemática e muitos outros”, disse a coordenadora ainda lembrando que “as questões socioemocionais são importantes. Ele [os alunos] estiveram em casa durante a pandemia, tiveram uma perda emocional e estamos resgatando a alegria e motivação desses alunos”.