Escolas da rede estadual em Parnaíba participam do programa de prevenção ao uso de drogas


Por Michelle Furtado



Escolas da rede estadual em Parnaíba participam do Programa #Tamojunto 2.0, iniciativa que tem como objetivo a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas unidades escolares. 




A 1a Gerência Regional de Educação (GRE) firmou parceria com a Polícia Federal para a realização do programa nas seguintes escolas: U.E. Padre Vieira, U. E Candido de Oliveira, U.E Ozias Correia, U.E Francisco Correia, U.E Epaminondas C Branco e U.E Edson Cunha. 


 

O lançamento do Programa aconteceu nesta terça-feira (21) no auditório da Polícia Federal no município de Parnaíba e contou com a participação da equipe multiprofissional da 1ª Gre; gestores escolares, e professores. Também estiveram presentes o chefe do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas em Parnaíba, Marcelo Guedes; e coordenadora do GPRED no Piauí, Erika Souto.  


 

“As escolas recebem o programa de braços abertos ressaltando que a 1ª GRE apoia todo trabalho preventivo, principalmente esses que trabalham com drogas, um dos problemas geradores da criminalidade. Parnaíba é o primeiro município a receber o programa, seis escolas estão sendo contempladas nesse primeiro momento com a formação para replicar os ensinamentos em sala da aula” explica  Afrânio Teles, representante da Gerência Regional de Educação. 



 

 


Capacitação  


 


Após o lançamento, teve início a capacitação do programa. “O município de Parnaíba está dando o pontapé inicial em um programa inédito do estado. Serão dois dias de aula, onde capacitaremos 14 professores das redes estadual e municipal e dois assistentes sociais para a execução do programa. A ideia inicial, é que ao final das aulas, a turma esteja preparada para atuar na aplicação do Plano de Trabalho do Grupo de Prevenção”, declara o chefe do GPRED, Marcelo Guedes. 


 

O programa conta com 12 aulas presenciais mais 4 aulas online, em um total de 20 horas/aula de abordagem sobre o uso de drogas, principalmente o álcool, direcionado para adolescentes de 12 a 14 anos. Os pais ou os responsáveis também participam de três oficinas sobre o assunto.  


 

O #Tamojunto 2.0 é baseado no programa europeu denominado Unplugged.  Em 2013, o Ministério da Saúde adaptou para o contexto brasileiro com a parceria do escritório brasileiro das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).